top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

3 erros para evitar no Instagram


Descubra quais são os principais erros de marketing no Instagram, e entenda a importância de evitá-los para alavancar os resultados do seu negócio.


Alguns deslizes podem comprometer suas estratégias dentro da plataforma, e por isso, conhecer os 03 erros para evitar em seu Instagram pode ser um divisor de águas no que diz respeito ao fracasso e ao sucesso.

O Instagram nasceu em 2010 e desde então, muitas marcas e pessoas famosas, pegaram carona nessa nova possibilidade para engajar seus públicos. Com a atividade voltada, basicamente, para os elementos visuais, a plataforma transformou-se na rede social mais popular do planeta!

Além de compartilhar selfies e outras fotos de cunho pessoal, agora a ferramenta oferece a oportunidade de planejar campanhas de marketing, e assim, criar direcionamentos audaciosos, visando o lucro do seu negócio.


Vantagens do Instagram


Ao utilizar o Instagram você pode dobrar, ou até triplicar seu faturamento. Isso com base em dados divulgados por algumas empresas, que através do marketing produzido na plataforma, conseguiu cerca de 50% no aumento de novos leads.

Recentemente, um estudo revelou que o Instagram possui 15x mais engajamento que o Facebook, e pelo menos 20x mais que o Twitter. Ou seja, é de extrema importância conhecer os erros para evitar em seu Instagram e garantir o sucesso de suas estratégias, sem comprometer os resultados.


#Erro1 - Não analisar o conteúdo


A falta de planejamento de conteúdo é o primeiro erro a ser considerado.

Apesar do Instagram ser uma rede que trabalha com imagens, você precisa ir além da ideia de criar publicações apenas para dar volume ao feed. Antes de começar a publicar no perfil de sua empresa, faça uma análise do tipo de conteúdo e tema que poderá agradar sua audiência. Para isso, existem muitas maneiras fáceis de serem colocadas em prática. Como por exemplo, as enquetes disponíveis no Instagram Stories.

Um bom conteúdo pode alavancar seus resultados e aumentar a autoridade de sua marca na internet. Você pode dividir seu conteúdo, entre:

  • Mensal

  • Semanal

  • Diário

Dessa forma, é possível definir objetivos, analisar métricas e programar as próximas publicações, com base na eficiência das últimas ações.


#Erro2 - Cuidado com as automações


Atualmente, a cada novo segundo um robô envia mensagens para o seu perfil, faz comentários em suas publicações e começa a seguir sua empresa, tudo de maneira automática. Você sabe como isso é feito?

As ferramentas de automação foram desenvolvidas para aumentar o engajamento dos perfis, estreitando os laços entre empresas e consumidores. Elas são programadas para interagir com perfis, sem que seus proprietários precisem, necessariamente, cuidar da interação de maneira manual.

Basta preencher uma série de lacunas, que diz respeito ao seu público em potencial. O intuito é aumentar o número de seguidores, a quantidade de curtidas e os comentários em fotos recém-publicadas.

Apesar de ser uma excelente ideia, pois sua marca consegue angariar leads e possíveis novos clientes, é preciso ter cautela! O uso indiscriminado de ferramentas de automação pode minar suas chances de obter bons resultados.

É preciso ressaltar que o Instagram instaurou uma política contra o uso dessas ferramentas, colocando em risco a conta de muita gente que tem como objetivo, conseguir resultados rápidos.

Para manter um bom relacionamento com a plataforma, sem evitar punições, o ideal é saber aplicar estratégias dentro dessas ferramentas. Isso porque, muitos destes novos seguidores são fakes! Além disso, você pode perder o controle na segmentação de público, e isso pode surtir o efeito contrário daquele esperado.


#Erro3 - Imagens de baixa qualidade


Entre os 03 erros para evitar em seu Instagram, está o uso de imagens de baixa qualidade. Seu perfil precisa ser a vitrine do seu negócio, e imagens de alta qualidade é um requisito mínimo para que isso funcione bem.

Para divulgar serviços ou produtos, o seu feed deve apresentar uma aparência que conquiste os clientes e instigue seus desejos mais profundos. Caprichar nas imagens, adicionar textos escritos em fontes elegantes e persuasivas, e por fim, criar uma legenda que solucione algum problema, são a chave para um feed organizado, harmônico e cheio de credibilidade.

Para encontrar imagens em alta resolução, você pode fazer uso de bancos de imagens gratuitos. A seguir, confira algumas opções:

Em linhas gerais, a comunicação visual de sua empresa é um recurso fundamental para o sucesso do seu negócio, inclusive, dentro da plataforma.


Quer entender melhor sobre mídias sociais? Então baixe nosso eBook e comece a alavancar agora mesmo o seu negócio!



bottom of page