dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

Veja como segmentar público no Facebook Ads

Entender como segmentar público no Facebook Ads permite maximizar os resultados das suas campanhas de marketing e impactar mais clientes.


Atualmente, a quantidade de conteúdos nas redes sociais é alta e a concorrência é cada vez maior. Por isso, para conquistar os objetivos do seu negócio é interessante investir em anúncios. Contudo, para eles serem eficientes é importante ter um planejamento adequado e segmentar a sua audiência.

Neste artigo, mostraremos a relevância da segmentação e explicaremos como criar diversos públicos personalizados no Facebook. Acompanhe!


Entenda por que segmentar público no Facebook Ads


O Facebook é a maior rede social do mundo, sendo um ótimo canal para divulgar seu produto e se relacionar com clientes. Porém, o aumento do número de negócios disputando espaço nesse meio de comunicação gerou a necessidade da plataforma limitar cada vez mais o alcance orgânico das páginas. Por isso, o investimento em anúncios (Ads) se torna essencial para quem deseja impulsionar publicações.

No entanto, a competição de divulgações cresceu entre as empresas e nem sempre as campanhas obtêm retornos positivos. Com isso, uma forma de atingir os seus consumidores com eficiência é identificar quem você deseja impactar com seus conteúdos e planejar uma estratégia para isso.

Sabendo disso, é interessante segmentar público no Facebook Ads. Essa ação permite que seu negócio opere na rede social com um segmento de usuários. Nesse caso, você pode definir as características do seu público, como idade, localização, gênero, interesses etc. Desse modo, apenas aqueles indivíduos com o perfil que você selecionou poderão ver o seu anúncio segmentado, o que aumenta as chances de conversão.

Então, entenda os tipos de públicos do Facebook Ads e descubra como segmentá-los!


Conheça os tipos de públicos do Facebook Ads


Existem diferentes tipos de personas a serem segmentadas em uma campanha de Facebook Ads. Geralmente, cada objetivo ou situação exigirá uma delas. Confira as características de cada público!


Público Personalizado


Ao acessar o Facebook Ads e tentar criar o seu primeiro público, é possível encontrar a categoria de público personalizado. Nesse caso, a plataforma disponibiliza diversas opções para você obter o melhor da sua segmentação.

Além disso, essa opção agrupa as pessoas que já tiveram contato com a sua empresa, sejam visitantes do site, seguidores, clientes ou usuários que já interagiram nas suas redes sociais. Porém, perceba que o público personalizado não pretende fazer o seu negócio ser reconhecido por mais pessoas da internet.


Público semelhante


Também conhecido como Lookalike, permite que a sua marca chegue a outros usuários com características semelhantes aos indivíduos de interesse da empresa, conforme os públicos personalizados já cadastrados na plataforma. Por isso, ele é interessante para uma estratégia de reconhecimento de marca.

Portanto, esse público ajuda o seu negócio a atingir uma audiência nova. No entanto, se você apresenta perfis genéricos ou em algum momento comprou seguidores, esse tipo de método é prejudicado. Sabendo disso, elabore uma estratégia de marketing para obter melhores resultados com seus anúncios.


Público Salvo


A partir do público personalizado e semelhante, você pode criar uma lista de públicos salvos mais refinada, utilizando os dados já obtidos da sua audiência. Assim, é possível segmentar público no Facebook Ads com informações mais detalhadas, como:

  • Idade;

  • Idiomas;

  • Gênero;

  • Dados demográficos;

  • Comportamentos e interesses;

  • Faixa etária, entre outros.

Nessa etapa, o próprio Facebook oferece algumas recomendações com base nas audiências já criadas, mas você pode adicionar outros dados manualmente.


Público de anúncio especial


Esse tipo de campanha existe para evitar o uso indevido da plataforma de divulgação do Facebook, bem como proteger dados sensíveis da audiência. Por exemplo, ela previne propagandas enganosas, fake news, discursos de ódio e outros.

Nela, também não é permitido usar um público salvo quando a sua campanha se enquadra na categoria especial, como oportunidades de emprego, moradia, crédito, eleições etc. Portanto, nesses casos, é preciso criar um público especial.


Aprenda como segmentar público no Facebook Ads


Para segmentar público no Facebook Ads, utilize o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Nessa ferramenta, você deve clicar em “públicos” e depois em “criar público”, onde você visualizará diversas opções.

Uma dica para facilitar esse processo é contar com o Audience Insights, do próprio Facebook, para entender e configurar a sua audiência com base nos seus anúncios. Com esse recurso, você também identifica qual usuário está mais propenso a comprar um produto, por exemplo, além de descobrir seus interesses, localização e entre outros dados.

A seguir, acompanhe como segmentar público no Facebook Ads de acordo com o objetivo do seu anúncio!


Crie uma audiência com base no envolvimento do Facebook


Você pode elaborar um público que inclui usuários que curtiram a sua página, confirmou presença em um evento, assistiu seus vídeos e outras formas de envolvimento com a sua empresa no Facebook. Para anunciar para esses indivíduos, basta selecionar a opção “Página do Facebook”.


Crie um público com base no envolvimento do Instagram


Nessa opção, é preciso ter um perfil comercial no Instagram conectado à sua página do Facebook. Assim, é possível formar audiências com as pessoas que interagem com seu perfil, anúncios e posts do Instagram.


Crie uma audiência com base no comportamento do visitante do site


Essa é uma das formas de segmentar público no Facebook Ads mais interessantes. Porém, ela exige um certo trabalho. Afinal, é preciso ter o pixel do Facebook instalado no site para criar públicos conforme o tráfego do endereço. Desse modo, é possível estabelecer ordens para que a plataforma preencha os públicos de acordo com o comportamento dos usuários do seu site.

Para ajustar esse tipo de público personalizado, escolha a opção “site” e confira as opções de segmentação.


Crie um público personalizado de clientes e Leads


Na tela de público personalizado, você pode fazer o upload dos seus leads clicando em “lista de clientes”. Isso pode ser feito com base nos telefones, e-mails e outros dados dos indivíduos. Tenha em mente que essa lista deve estar no formato txt ou .csv para ser inserida com sucesso.


Agora que você sabe como segmentar público no Facebook Ads, elabore campanhas mais eficientes e que geram mais vendas para seu negócio. Nesse momento, lembre-se de utilizar o Facebook Audience Insights. Ainda, conte com profissionais de marketing especializados, para criar anúncios que realmente convertam mais clientes para sua empresa.


Este conteúdo foi útil? Converse com nossos especialistas e acesse nosso site para conhecer nossos serviços!