top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Tendências do Instagram: o que esperar em 2023?

O Instagram publicou recentemente o Trend Report 2023, pesquisa criada em parceria com a WGSN, com as principais tendências baseadas nas respostas de mais de 1.200 usuários da Geração Z, dos Estados Unidos.

De modo geral, o documento mostra como o Instagram tem se tornado uma plataforma que ajuda a promover a conscientização dos usuários sobre assuntos como empreendedorismo e causas humanitárias, já que muitos deles revelaram suas pretensões voltadas a esses assuntos.

Logo, pensando em você, resolvemos reunir dicas do relatório e outras que a Roma aposta como as maiores novidades do Instagram e algumas dicas de como utilizá-las da melhor forma.


Além disso, aproveite para conhecer também os artigo: Cuidado com esses erros fatais no seu posicionamento!


Principais tendências do Instagram para 2023:


Conteúdos


O Trend Report 2023 mostrou que, cada vez mais, jovens da Geração Z têm demonstrado interesse em apoiar causas e comunidades e adquirir produtos para proteção da pele contra as condições climáticas extremas.


Reciclar, Reutilizar, Reconstruir:


O uso da criatividade para colaborar com o meio ambiente tem sido uma das principais motivações dos jovens para criarem tendências de moda, através da reciclagem de materiais e, com isso, inspirar seguidores nas redes sociais.


Apoio às causas sociais:


Atualmente, o engajamento de jovens a importantes causas sociais vêm crescendo muito. Isso ficará ainda mais forte em 2023, segundo o relatório de tendências do Instagram.


Consumo de produtos para beleza e cuidados com a pele:


Os impactos das mudanças climáticas têm preocupado os jovens da Geração Z, os quais geraram um aumento na procura por produtos de cuidados com a pele. Do mesmo modo, em 2023, esse público tende a se proteger mais com o uso de protetores de sol, incluindo maquiagens com ativos benéficos para a saúde.


O metaverso vem aí:


Em se tratando de metaverso, os usuários da Geração Z planejam construir mundos novos em 2023 para que possam expressar sua individualidade.


Mas e as tendências na ferramenta do Instagram?


Os 3 tipos de Feed:


Já disponível para algumas contas, essa atualização do Instagram traz a possibilidade de escolher entre feeds cronológicos e favoritos. Veja os detalhes sobre:

  • Home ou Página Inicial: muito parecida com o feed que conhecemos atualmente. Ou seja, aqui você encontrará publicações de contas que você já segue e contas recomendadas pela plataforma. Aqui é o algoritmo que comanda o que aparece para você.

  • Following ou Seguindo: nesse feed aparecerá, em ordem cronológica, somente as contas que você segue.

  • Favorites ou Favoritos: aqui você poderá favoritar contas que achar importantes e, somente elas, aparecerão para você.


Vídeos em foco:


Com o crescimento da ferramenta ‘’reels’’, o alto consumo de vídeos pode trazer opções para um feed mais unificado neste ano.

Assim, fique de olhos atentos às oportunidades que essa tendência pode trazer para você!


Comercialização de compras e produtos por criadores de conteúdo:


Entre as principais tendências de marketing do Instagram para 2023 está o “programa de afiliados de criadores nativos”.

O programa de afiliados possibilitará que criadores recebam comissões de maneira justa, no momento de compartilhar as recomendações e de venderem produtos em nome de marcas.


Curtiu conhecer as tendências?


Com todos os conhecimentos das possibilidades e recursos chegou a sua vez de colocar a mão na massa!

Desse modo, criar envolvimento com seus clientes, sempre de olho nas tendências e de olho nos nichos mais lucrativos do Instagram pode trazer, como resultado, mais seguidores, mais clientes e mais vendas!


Quer seguir tendências do Instagram da forma correta? Entre em contato com um de nossos consultores e vamos construir o seu Império, juntos!

bottom of page