top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Sou psicólogo. Como faço para adotar estratégias digitais?


Segundo o CRP - Conselho Federal de Psicologia, é preciso adotar algumas medidas fundamentais para não errar na hora de aplicar o Marketing Digital em sua carreira.


A escolha da profissão é um passo importante na vida das pessoas e optar por ser um psicólogo, requer habilidades empreendedoras. Dúvidas? Nesse artigo, a gente explica a razão de ser imprescindível adotar estratégias digitais para o consultório de psicologia.

O profissional liberal da área da saúde, além de lidar com pacientes, precisa se preocupar com as finanças e o marketing do próprio negócio. Isso porque, será necessário atrair novos pacientes, do contrário, o consultório pode ficar obsoleto, resultando em uma tragédia financeira.

Acontece que existem algumas regras a serem respeitadas dentro do Marketing para psicólogos. E nesse artigo, vamos explicar exatamente como evitar um “elefante branco na sala” e garantir a saúde financeira do seu negócio.


Como é o marketing digital para psicólogos?


Todo conjunto de técnicas, cuja finalidade é atribuir conceitos relacionados ao mercado para atrair novos pacientes, sem infringir questões éticas, pode ser considerado uma metodologia dentro marketing.

Trabalhar com um código de ética não é uma exclusividade do Marketing para Psicólogos, afinal, em qualquer profissão, é preciso lidar com as dores dos clientes, a fim de solucionar seus problemas com empatia e eficiência.

Mas como existem normas no Conselho Federal de Psicologia, é preciso se atentar as regras para evitar punições! O papel do conselho, é garantir a congruência entre os profissionais, protegendo a sociedade contra ações irregulares, que possam prejudicar a imagem da profissão.


Quais são as normas do CRP?


Abaixo você confere as normas do Conselho Regional de Psicologia, que vedam algumas ações de acordo com o artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo:

  • Usar os valores cobrados pelo serviço como forma de propaganda;

  • Participar de programas de comunicação, para se autopromover;

  • Criar previsões taxativas de resultado;

  • Promover atividades relacionadas às técnicas psicológicas que não são reconhecidas pela prática da profissão;

  • O conselho também determina que fica vetado ao profissional, fazer uso de títulos que não possui.

Em contrapartida, a Resolução do CFP N° 010/97 declara em seu 1° artigo, a seguinte questão:

  • É permitido, no exercício da profissão, fazer divulgação e publicidade por meios de comunicação;

  • Usar do título de psicólogo para práticas psicológicas reconhecidas na profissão, ou que estejam de acordo com os critérios científicos no campo da Psicologia.

Segundo a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo, umas das frequentes irregularidades encontradas em anúncios de psicólogos, é aquela em que associa a profissão - à outras atividades não reconhecidas pelo conselho. Como por exemplo, a prática de Reiki, Aromaterapia e Leitura de Cartas.

E a Resolução 010/97 de 20 de outubro de 1997, diz que o exercício dessas práticas, estão terminantemente proibidas!

Mas então, quais as melhores estratégias digitais para consultório de psicologia?


Ferramentas do marketing digital para psicólogos


Depois de ter ciência de o que não pode ser feito no Marketing Digital para Psicólogos, é preciso ter em mente o que fazer para promover seus serviços.

Existem algumas ferramentas digitais que podem te ajudar na criação de boas estratégias de marketing para consultório de psicologia.

Como por exemplo, oferecer aos clientes a possibilidade de agendamento online, através de um site profissional, que possua informações importantes sobre o seu trabalho e sua experiência.


YouCanBook.Me

Essa ferramenta tem o intuito de estabelecer uma conexão entre sua Agenda Google ou Agenda iCloud, a fim de deixar disponível um link para seus pacientes.

Através dessa ferramenta é possível realizar a marcação de consultas através de um computador ou um dispositivo móvel.

O melhor de tudo, é que essa ferramenta pode ser usada em um site profissional, em um email, ou até mesmo, em uma página do Facebook. Ela funciona da seguinte maneira:

  • O cliente faz o agendamento;

  • O sistema te envia um email detalhado;

  • A reserva aparece automaticamente em sua agenda online.

Além disso, outras ferramentas podem fortalecer sua imagem na internet:


Google Ads

Para garantir sua visibilidade nos mecanismos de busca, seja o Google ou o Bing, por exemplo, nada melhor que utilizar as palavras-chave relacionadas à sua área de atuação.

Através do Google Ads é possível permanecer na primeira página dos buscadores, por meio de uma ou mais, palavras-chave. Ele é considerado um tipo de publicidade paga, onde você escolhe o valor a ser gasto diariamente, para veicular a propaganda.

Exemplo: “Psicólogo em Poços de Caldas” ou ainda, “Psicólogo infantil”.

Quando alguém digitar essas palavras-chave, o seu anúncio aparecerá na primeira página, o que garantirá maior visibilidade e aumentará suas chances de conversão. E é claro, para que isso aconteça, um profissional da área deve ser chamado para configurar o anúncio da forma correta.


Facebook Ads

Outro exemplo que pode ajudar muitos profissionais liberais, é o Facebook Ads! Nesse caso, você faz a compra de mídia no Facebook, o que possibilitará a divulgação do seu conteúdo para um público-alvo selecionado.

Você define o investimento e escolhe a segmentação do anúncio. Dessa forma, consegue nutrir melhor sua publicação, para que ela seja apresentada apenas para aqueles que realmente tem interesse em seus serviços.


Além dessas ferramentas, você pode procurar outros meios de divulgação, desde que respeitem o Código de Ética estabelecido pelo Conselho Regional de Psicologia.

Através do marketing é possível criar boas estratégias digitais para consultório de psicologia, com a finalidade de fidelizar clientes e gerar novos pacientes para o seu negócio.


Curtiu o texto? Então compartilhe com seus amigos psicólogos e continue acompanhando nossas próximas publicações ;)

bottom of page