top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Prova social: O que é e como fazer?

A Prova Social é um fator de avaliação capaz de influenciar a decisão de compra de um cliente em potencial. Por meio dela, sua empresa consegue fortalecer a marca e aumentar as vendas.


Em suma, prova social é tudo aquilo que promove sua empresa de alguma maneira. Portanto, avaliações no Google Meu Negócio, recomendações 'boca-a-boca', reclamações no site etc - tudo pode ser considerado como prova social. Em função disso, é importante saber como utilizá-la estrategicamente a favor de seu empreendimento.


A saber que existem muitas maneiras de influenciar o poder de compra de um consumidor, como utilizar a prova social para vender mais?


Nesse sentido, a ideia é evidenciar os benefícios de um produto ou serviço, sempre usando da verdade como sua arma principal. Por isso, aproveitar comentários e depoimentos a respeito do seu trabalho, é uma das melhores opções de converter satisfação em vendas.


De acordo com publicação do site ACATE, cerca de 97% dos consumidores afirmam que leem reviews antes de comprar um produto ou serviço. Sendo que, 90% das avaliações positivas são capazes de influenciar na decisão de compra dos usuários da internet.


Benefícios da Prova Social


Por meio de uma estratégia bem definida, é possível se beneficiar, e muito, com as avaliações sobre seu negócio. Quer ver só?


Prova Social Aumenta sua Autoridade


Quanto melhor for sua prova social, mais autoridade sua marca têm no mercado.

Para se destacar dos concorrentes e potencializar as vendas, nada melhor do que ter depoimentos de clientes satisfeitos com seus produtos ou serviços.


Elevar a Taxa de Conversão


Podemos dizer que, taxa de conversão é a relação entre visitantes e ações dentro do seu site, blog etc.


Portanto, quando você tem muitas avaliações, sobretudo, positivas, consegue aumentar as conversões dentro de suas páginas. O que por consequência, aumenta as vendas!


Conseguir mais Avaliações


Funciona assim: quanto mais avaliações e depoimentos você apresenta, mais pessoas se sentem motivadas a avaliar sua empresa.


Dessa forma, não precisa sentir medo ou vergonha de avaliações negativas, afinal, é melhor ter 500 avaliações com uma média de 4.7 estrelas, do que ter apenas 2 avaliações 5 estrelas.


Divulgação Gratuita


Clientes satisfeitos sentem prazer em dar depoimentos positivos sobre produtos e serviços de boa qualidade. Como resultado, sua empresa consegue mais promoção, principalmente, na internet.


Esse efeito ocasiona em uma "campanha gratuita", que consegue promover seu negócio e atrair mais clientes.


Como aplicar a Prova Social em seu Negócio


Mas, como usar a prova social para potencializar seu empreendimento?


Encoraje os comentários de seus clientes


Sempre que possível, peça para seus clientes deixem comentários sobre a qualidade dos produtos ou serviços prestados por sua empresa. Isso é fundamental, tanto para receber feedbacks que vão te ajudar a aprimorar seu negócio, quanto para promover a imagem da empresa na internet.


Além disso, quando os clientes deixam reviews no Google, o ranqueamento de suas páginas aumenta, fazendo com que seu site ou loja virtual apareça com maior frequência nos mecanismos de busca.


Apresente os resultados em números


Apresente sua empresa em números. Isso quer dizer que, você pode revelar para novos clientes ou pessoas interessadas em seu negócio, a expertise e a os valores do seu empreendimento.


Por exemplo, você pode colocar em seu site o número de clientes atendidos, o número de serviços prestados, o número de produtos vendidos etc.


Revele estudos de caso


O estudo de caso diz respeito aos resultados de empresas e/ou pessoas que compraram de você.


É comum encontrar estudos de caso realizados por empresas que vendem serviços relacionados ao crescimento de outras empresas.


Exemplo: Se você vende CRM, pode apresentar como a empresa 'x' lucrou com o seu produto em pouco tempo.


É possível criar um estudo de caso em diferentes formatos, como por exemplo, vídeos, artigos para blog, e-books etc.


Conclusão


A Prova Social pode ser o maior recurso de uma empresa, no que diz respeito a influenciar o poder de compra dos consumidores.


Lembre-se que a é preciso investir em uma prova social de qualidade e verdadeira. Dessa forma, você garante o sucesso do seu negócio sem forjar situações que podem comprometer sua marca.


Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

bottom of page