top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Preciso criar um slogan para o meu negócio. Como faço?



Diferente do nome de empresas, que tem por principal missão criar um reconhecimento imediato da marca por parte dos consumidores e do mercado como um todo, o slogan empresarial tem como principal tarefa resumir a missão da marca, ou seja, no que ela atua e o que busca oferecer a seus clientes e interessados.

Isso fica claro quando pensamos em alguns slogans famosos, como o “Just do it” (ou “apenas faça), da marca de roupas e acessórios esportivos Nike, que tem como principal objetivo motivar os consumidores a prática esportiva e compra dos produtos da marca; “Red bull te dá asas”, da famosa marca de energéticos que também tem uma função motivacional, afinal é para ganhar motivação e disposição que bebemos energéticos; e o da marca de inseticidas SBP, “Terrível contra os insetos. Contra os insetos”, simples mas extremamente assertivo.

Como é possível deduzir pelos exemplos acima, apesar de um ser mais simples e outros serem mais criativos, o que todos têm em comum está no fato de conseguirem ao mesmo tempo transmitir a missão da marca e incentivar os consumidores em potencial. Mas aqui surge a pergunta: como criar um slogan que tenha essas características para meu negócio? É isso que tentaremos responder na sequência.

Brainstorm como técnica de criação

A maioria dos slogans famosos é criada por agências de publicidade que possui pessoal extremamente qualificado para tanto. Mas se sua empresa não tem verba suficiente para contratar uma agência desse porte não se preocupe, pois é possível utilizar a mesma técnica que utilizam de forma gratuita: o brainstorm.

Dito de maneira bastante simples, mas bastante didática, o brainstorm pode ser classificado como uma reunião de criação em que todos os participantes falam as primeiras palavras e ideais que vem à mente, sem se preocupar se elas fazem ou não sentido.

Ao final da reunião, a equipe analisa a pertinência de cada uma das ideias e palavras que foram sugeridas em relação ao negócio, se elas fazem ou não sentido, realizando uma filtragem e chegando àquelas que apresentam algum potencial.

Dessa forma, o trabalho de criação é feito sobre essas ideias e palavras filtradas, que são desenvolvidas para que se chegue ao melhor resultado possível.

Por mais estranho que possa parecer, em especial para aquelas pessoas que nunca ouviram falar sobre, o brainstorm é altamente eficaz, sendo que muitos dos slogans e campanhas publicitárias reconhecidas como casos de sucesso foram criadas a partir dessa técnica.

Foco no consumidor

Apesar de a técnica mencionada ser bastante eficiente, é necessário lembrar que ela deve ter algum direcionamento para que seja verdadeiramente efetiva. Assim, deve-se sempre ter em mente que o foco deve recair sobre o consumidor.

Isso significa que o slogan deve ser feito para ele, mesmo que a opção mais adequada faça pouco sentido para a empresa.

Além disso, deve necessariamente conter palavras que sejam familiares ao vocabulário dos mesmos, pois isso aumenta sua pregnância, isto é, sua capacidade de “grudar” na mente dos consumidores e gerar reconhecimento instantâneo da marca, fazendo com que seja compartilhado por um maior número de pessoas.


bottom of page