top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Por que ter pouco texto nas imagens das redes sociais?


Conheça os principais motivos para ter pouco texto nas imagens das redes sociais e entenda como isso pode melhorar seu engajamento.


Você já ouviu falar do termo “web visual”? Cada vez mais caracterizado pela inserção de elementos visuais em campanhas do marketing digital, o conteúdo visual tem aumentando o engajamento das publicações de empresas que utilizam as redes sociais para suas ações publicitárias.

Ou seja, a ‘web visual’ é uma estratégia poderosa!

Um bom exemplo disso, está nas postagens do Facebook – que quando acompanhadas de imagens, recebem 53% mais curtidas e 104% mais comentários, do que quando são publicadas com apenas texto.

Isso acontece, porque quando uma publicação é postada com uma imagem, ela reforça a identidade da marca, pois causa reações adversas nas pessoas, o que pode motivá-las a interagir um pouco mais com o post.

Pesquisas revelaram que o nosso cérebro – ao visualizar uma imagem – tem uma resposta 60mil vezes mais rápida do que quando entramos em contato com um texto. Portanto, o estímulo imediato é muito maior!

Mas o que os textos influenciam em suas publicações nas mídias sociais?


Motivos para ter pouco texto nas imagens das redes sociais


Ninguém discorda que inserir descrições para complementar uma boa imagem é uma excelente maneira de impulsionar um post.

No entanto, colocar muito texto em suas imagens pode resultar em algumas implicações negativas para o seu engajamento. Como por exemplo:


Reduzir o alcance das publicações


É sabido que as redes sociais oferecem diferentes formatos de publicações. Contudo, tanto o Facebook como o Instagram, possibilitam a inserção de textos em suas imagens ou vídeos.

Sendo assim, é preciso compreender o que acontece no engajamento de cada uma delas, para concluir o tamanho ideal de texto nas imagens das redes sociais.

Um relatório da Quintly analisou mais de 10 milhões de postagens e verificou que no Facebook, posts com até 50 caracteres performam melhor, do que aquelas com textos de até 150 caracteres.

Porém, a pesquisa revelou que o tamanho ideal de texto na descrição das imagens do Instagram é de 0 a 150 caracteres seguidos de 1 a 5 hashtags.

E isso acontece porque geralmente, as pessoas são impactadas pelo conteúdo visual (como design e título) e não por chamadas de texto.

A conclusão disso, é que os elementos visuais realmente são considerados os melhores pontos de conversão das redes sociais.


Menor fluidez de leitura


Outro motivo para ter pouco texto nas imagens das redes sociais, tem relação com o dinamismo das publicações.

Ademais, as mídias sociais surgiram para estimular uma interação ágil entre as pessoas, sobretudo, no que se refere a praticidade das plataformas.

Sendo assim, se o objetivo de uma publicação é gerar interações, a fim de incentivar os usuários a responder perguntas ou deixar seus comentários, é preciso dosar o tamanho das descrições.


Sobre as probabilidades de ter pouco texto nas imagens das redes sociais


Ainda seguindo esse conceito dinâmico, vale lembrar que os vídeos são os campeões em gerar engajamento, e por isso, devem ser utilizados sempre que possível.

Entretanto, o Instagram conta com a opção de criar carrosséis (várias imagens seguidas em um só post) o que também aumenta o engajamento e incentiva as interações entre usuários e marca.

Por fim, a melhor estratégia será sempre conhecer o comportamento do seu público e entender o que realmente funciona para o seu negócio.

Além disso, experimentar diferentes formatos de conteúdo é essencial para criar um termômetro ideal para suas publicações.


Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações aqui no site.

bottom of page