top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Por que preciso criar um blog?


Entenda quais são os verdadeiros motivos para se criar um blog, sobretudo, com relação aos benefícios que essa estratégia pode conferir ao seu negócio.


De fato, ter um site institucional, apresentando sua marca e seus serviços é um passo importante para o crescimento do seu negócio, principalmente no que diz respeito ao âmbito virtual. No entanto, só isso não é o bastante, e já tem sido considerado uma estratégia obsoleta dentro do Marketing Digital.

Antes de tudo, você precisa oferecer um espaço dinâmico e atrativo para seus clientes, a fim de nutrir um bom relacionamento com cada um deles, e claro, construir uma jornada do cliente que possa te trazer resultados mensuráveis, afinal essa é a grande diferença entre leads e oportunidades.

Sendo assim, a dúvida sobre por que criar um blog para sua empresa, é facilmente respondida, pois através dessa estratégia o seu cliente passa a confiar mais em seu negócio, compreender sua autoridade no segmento e por fim, tem maior flexibilidade para ceder aos serviços e produtos ofertados por você.

Mas as vantagens de ter um blog vão além disso. Com um blog o seu negócio consegue ter:

  • Maior envolvimento e engajamento com seu público-alvo;

  • Aumento nas conversões e atração de novos leads;

  • Mais visibilidade na internet;

  • Dinamismo e interatividade com os clientes;

  • Mais posicionamento diante dos concorrentes.

E com a finalidade de esclarecer ainda mais o porquê de criar um blog, selecionamos 3 aspectos fundamentais para implementar hoje mesmo essa tática em seu negócio:


Comunicação direta com o cliente


Com toda a certeza do mundo, a comunicação é a alma de qualquer negócio. Seja qual for o seu segmento, é preciso utilizar a mesma linguagem que o cliente. Portanto, a partir disso é possível criar uma estratégia impactante por meio do blog.

Em primeiro lugar, através do blog é possível entregar conteúdo relevante que encante o cliente e o faça sentir proximidade e familiaridade com sua marca.

Essa comunicação pode ser realizada de diferentes formas:

  • Através de vídeos;

  • Infográficos;

  • Artigos e imagens;

  • Podcast.

Além disso, o blog deve abordar assuntos e temas que sejam coerentes com as necessidades de seus clientes, o que também chamamos de dores do consumidor. Sendo assim, a cada nova publicação no blog, você pode responder dúvidas frequentes, dar dicas e criar tutoriais, relacionados aos produtos e serviços de sua empresa.

Por fim, pode-se afirmar que o blog é um forte aliado na construção da jornada do cliente, onde o consumidor ainda não sabe ao certo se precisa ou não dos serviços/produtos de sua empresa, entretanto, já demonstra interesse e deseja ser convencido de que há algo ali que possa de fato, ajudá-lo.


Autoridade da marca


Você já ouviu falar de Branding? Em suma, branding é toda e qualquer ferramenta ou estratégia, utilizada na construção e evolução da sua marca.

É provável, que ao iniciar um blog você fale sobre assuntos que domina, correto? Ou seja, dentro do blog haverá publicações com categorias pertinentes ao seu ramo de negócios, novidades tecnológicas sobre soluções que você domina etc.

Portanto, o blog serve como base para a construção da sua marca, afinal, ele tem um forte potencial de gerar autoridade para sua empresa a partir dos temas abordados por você.

Esse é um dos melhores caminhos para mostrar aos clientes que você é influente no segmento e tem total propriedade para falar sobre qualquer objeção relacionada a sua empresa.


Reconhecimento pelo Google


O Google é o maior mecanismo de busca do mundo. Sendo que sozinho recebe mais de 100 bilhões de buscas mensais. Isso quer dizer que, mais de 95% dos usuários utilizam esse buscador para fazer suas pesquisas na rede.

Desse modo, é imprescindível fazer de tudo para 'agradar os algoritmos do Google' e conseguir ficar entre as primeiras posições nas pesquisas.

A boa notícia é que o Google adora conteúdo relevante e de qualidade, ademais, prioriza blogs que fazem postagens com frequência, dando valor a usabilidade do usuário.

Em linhas gerais, para ter um bom ranqueamento é preciso trabalhar palavras-chave associadas ao seu negócio, bem como, é necessário manter seu conteúdo sempre atualizado, a fim de valorizar o relacionamento com o cliente.

Para o Google essa é a melhor maneira de garantir o seu espaço no buscador. Como resultado, isso se torna a melhor resposta do porquê criar um blog para seu negócio.


E aí, você já tem um blog? Conta pra gente se sua empresa já faz uso dessa estratégia e aproveite para falar com um de nossos consultores, se você deseja aprimorar ainda mais seus resultados!

bottom of page