dicas de marketing e negócios

Persona: construa o perfil do seu cliente ideal

O mercado consumidor mudou muito depois do surgimento da tecnologia. O comportamento do cliente, que antes era conduzido por meio de propagandas, mudou drasticamente.


Existe uma grande oferta de profissionais disponíveis em cada área. E como a maioria deles oferece serviços semelhantes, é fácil para os clientes mudarem rapidamente de uma empresa para outra. Por isso é essencial se destacar de alguma forma.


O que é persona?


Persona é uma reprodução do seu cliente perfeito. Isso significa que você vai formar um personagem, com nome, idade e gênero, para retratar o perfil do consumidor ideal do seu negócio.


Você deve construir a sua persona, através de pesquisas que geram representações sobre a conduta dos consumidores do seu negócio (quem são, qual estilo estão buscando e como é o seu comportamento de compra), fornecendo uma visão alinhada de seus objetivos, dos recursos e de conteúdos expressivos.


Essa definição torna-se favorável tanto para o cliente quanto para sua empresa, que consegue fazer uma designação mais assertiva.


A sua persona tem nome, interesses, ambições e hábitos que devem ser pensados na hora de criar seus conteúdos de marketing digital. Por isso, a persona deve ser de conhecimento de todos que trabalham no seu negócio, para que saibam a pessoa ideal a ser atingida.


Como construir a persona ideal?


A criação da persona, como já mencionado no item anterior, passa diretamente por pesquisas, e isso pode ser realizado de duas formas: se você já possui clientes e outra se está começando a sua empresa agora.


Lembre-se: Quanto mais informações, melhor! Uma boa coleta de dados, tem início com uma boa estruturação de pesquisa, que abrange a definição de objetivos, público-alvo e a construção das formas de coleta, como um roteiro para entrevistas, por exemplo.


Veja como encontrar a persona ideal e construir conteúdos sólidos com cada um destes mecanismos:


Se você já tem clientes:


A pesquisa com seus consumidores atuais é a forma mais franca de descobrir os aspectos mais comuns entre aqueles que escolhem investir nos seus serviços.


Elabore uma entrevista e entre em contato com vários consumidores. São as respostas deles que vão definir a sua persona! Veja algumas possíveis perguntas:


Veja alguns exemplos:


  1. Qual o gênero? Sua idade? Cidade?

  2. Qual é o seu cargo? Segmento da empresa?

  3. Como é sua rotina?

  4. Quais são seus principais objetivos e obstáculos para atingi-los?

  5. O que você faz no seu trabalho?

  6. Quais redes sociais você usa?

  7. Como você se mantém informado?

  8. O que te levou a procurar meu negócio?

  9. Como meu negócio te ajuda a solucionar seus desafios?

  10. Qual a maior qualidade do meu negócio? E o maior defeito?


Se você ainda não tem clientes:


Pesquise muito o mercado em que você vai atuar e extraia o máximo de informações que podem ajudar na construção de sua persona. Por isso:


  1. Estude seus concorrentes;

  2. Pesquise as métricas das suas redes sociais.


Como a definição da persona pode aumentar suas vendas?


Com a definição correta de seu cliente, você pode ajudar seu negócio a criar recursos mais tocantes, encontrar e atrair mais leads com probabilidade de comprar seu serviço, ampliar um relacionamento mais resistente e duradouro com seus clientes e colocar sua empresa em uma trajetória para o domínio do mercado consumidor.


Está pronto para buscar sua persona ideal e fortalecer seus conteúdos de marketing? Então, conte com as soluções da RomaCompany!