top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Páginas de Captura: transforme visitantes em clientes


As páginas de captura são parte de uma ação de marketing digital que consiste em obter dados de um visitante para a construção de uma lista de email.


As Páginas de Captura também são conhecidas como Landing Pages, que por sua vez, além do elemento de captura, podem ter como foco a argumentação de venda e não apenas a coleta de dados.

Ou seja, o objetivo principal de uma página de captura, é de fato, coletar dados de visitantes, como emails, sites, perfis de redes sociais, etc. – que poderão se transformar em clientes.

Mas isso geralmente ocorre diante da entrega de um material para o visitante, a fim de apresentar ideias e propostas que estejam relacionadas ao seu negócio ou produto.


A importância das páginas de captura na retenção de leads


Ao capturar os dados de novos visitantes, sobretudo, o email, é possível montar uma lista de emails qualificada, que justifica o envio de promoções, novidades e a entrega de novos conteúdos para os leadsvisitantes em potencial, pois demonstraram interesse em seu negócio.

Esse trabalho é muito importante no que diz respeito a retenção de leads, pois é através dele que você consegue construir sua lista de email para efetuar novas vendas, o que é a base do Marketing Digital.

Sem ter uma página de captura você dificilmente conseguirá leads qualificados, ou seja, pessoas que realmente possam transitar em todas as etapas do funil de vendas.

Esse fator tem extrema importância, pois em contrapartida, seriam tempo e dinheiro jogados fora. Afinal, você estaria procurando por pessoas aleatórias, que sequer estão interessadas em seu produto ou serviço.


Como construir uma lista de email qualificada?


Já deu para entender que através das páginas de captura você consegue construir uma boa lista de emails, mas existem outras estratégias do Marketing Digital que podem te ajudar nessa tarefa.

Como por exemplo, através de uma Newsletter você consegue construir uma boa lista de emails.

A newsletter é um boletim informativo, que não precisa ser focada em uma oferta em especial. Na verdade, o ideal é abordar diferentes tipos de assuntos, a fim de informar e nutrir os leads já capturados, para que por consequência, possa efetuar as vendas através do Email Marketing.

Com algumas caixas de coleta de email bem posicionadas em seu site ou blog, você é capaz de capturar esses dados e iniciar a construção da sua lista qualificada.


Sites x Páginas de Captura


Talvez você esteja com dúvidas sobre a diferença entre sites e páginas de captura, mas na realidade não existem segredos.

Enquanto a landing page (páginas de captura) tem por objetivo a coleta de dados, o site pode abrigar milhares de informações a respeito do seu negócio, como fotos, dados sobre o empreendimento, informação de contato, blog, etc.

O site possibilita diversas ações dos usuários, que poderão resultar ou não em uma conversão direta. Já a página de captura é focada em apenas uma ação, ou seja, orientar o usuário para a inserção de seus dados.


Moeda de troca


Como convencer os visitantes a inserir o email em uma página de captura?

Oferecendo algo em troca! A chamada recompensa” deve ser oferecida aos visitantes, sobretudo, de maneira 100% gratuita!

Para que as pessoas coloquem seu email em uma página desconhecida, elas precisam ter certeza de que realmente valerá a pena! Ou seja, você precisa entregar algo de qualidade, como um ebook, infográfico, webinar ou um curso gravado, por exemplo.

Chamados de iscas digitais, é importante que você prepare de antemão para que no momento da coleta de dados, o usuário já receba automaticamente em seu email o material desejado.


Elementos de uma página de captura


Depois de ter concluído sua isca digital, que pode ser um ebook com dicas sobre algo relacionado ao seu negócio, ou um vídeo tutorial sobre algum assunto relevante para o seu nicho, é hora de montar sua página de captura.

A seguir, confira os elementos básicos das páginas de captura:

  • Título da página – Nesse caso, estamos falando do nome da recompensa que você irá entregar ao usuário.

  • Descrição – Faça uma breve descrição sobre o material que o visitante irá receber. E o mais importante: cite todos os seus benefícios.

  • Formulário – Através dele as pessoas irão fornecer os dados que serão coletados por você. Por isso, ele precisa ser objetivo e claro.

  • Chamada para ação – Você pode utilizar um botão de confirmação de cadastro para impulsionar a ação dos visitantes.


Não tenho site, posso ter uma página de captura?


A boa notícia é que você pode ter uma página de captura mesmo sem ter um site. Inclusive, existem ferramentas gratuitas na internet que fornecem o básico para a criação dessas páginas.

Geralmente, para criar sua página de captura você só precisa escolher um layout pronto e configurá-lo como quiser. Lembrando de preencher as informações corretamente, a fim de alcançar seu objetivo.

Muitas empresas especializadas em Marketing Digital também oferecem esse serviço com exclusividade, o que torna sua página mais interessante e pode agregar ainda mais valor ao seu negócio. O investimento vale a pena!

Depois de estar com a página pronta e devidamente configurada, você terá acesso a um link personalizado que poderá ser adicionado em seu site e inserido em suas redes sociais.

É importante acompanhar as métricas de sua página de captura, assim você terá um termômetro a respeito de suas campanhas e conseguirá mensurar os resultados com precisão. Um bom parâmetro para observar é:

  • O número de visitantes X o número de usuários cadastrados.

Dessa forma será possível efetuar testes que podem melhorar os resultados e aumentar as conversões.


Agora que você já sabe como transformar seus visitantes em clientes através das páginas de captura, comente aqui se você já tem aplicado essa técnica em seu negócio.

bottom of page