top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

O sucesso do empreendedor através da criatividade



O mercado de trabalho no Brasil está diminuindo gradativamente. Assim, abrir o próprio negócio torna-se algo positivo. Mas como competir de igual para igual com os concorrentes? A criatividade precisa vir à tona em meio a um mercado tão concorrido.

Por meio disso, ter de fazer sozinho o trabalho que deveria ser feito por três ou quatro pessoas, é uma ação comum dentro do universo do jovem empreendedor. Contornar essa situação requer criatividade - qualidade essencial para alavancar a empresa e fazer prosperar o novo empreendimento. Afinal, o mercado criativo pode ser a solução para a inovação.

Apostando na novidade e na juventude, trazer novos conceitos se torna fundamental. Experimentar para avaliar. Com uma boa campanha, recursos e novas tendências, o jovem empreendedor cria o seu mercado e acaba se sobressaindo dentro de uma concorrência estabilizada e, por ora, parada no tempo.

Como inovar no ramo do empreendedorismo?

Trazemos, assim, algumas dicas básicas que podem ser a solução para sair da caixinha do comum para uma visão que transcende o que o mercado oferece. Trazer opções, novidades e, sobretudo, criatividade: o mercado clama por isso, e, através destas dicas, o caminho poderá ser trilhado.

1) Questione a si mesmo como melhorar a sua empresa

Inovação nem sempre provém de tecnologia, mas sim de atitudes. Trabalhar o marketing de uma maneira diferente, uma interação nova entre equipe ou ainda formas de como abordar o cliente para a venda do produto, tudo isso circunda a inovação.

2) Estude constantemente o mercado e veja do que ele carece

Introduza devagar a sua ideia com paciência. Pense sempre a longo prazo para não se precipitar e tomar decisões erradas.

3) Alterne os métodos de produção

Saia da bolha que a concorrência insiste em permanecer e arrisque. O mercado só se conquista através da imposição para inovar. Tentativas sempre são válidas.

4) Busque estratégias para fazer transições de mercado e atingir novos públicos

Atrair por meio de uma nova ação é uma tendência dentro do novo empreendedorismo. Uma forma de conquistar novos clientes e, assim, evoluir num mercado ainda não ocupado.

5) Trabalhe em novas metodologias de organização dentro da empresa

Algo que fuja da mesmice encontrada na concorrência, e que possa otimizar o trabalho próprio e da equipe. Uma forma de motivar, potencializar e melhorar os serviços prestados dentro da empresa.

6) A abordagem com o cliente de uma forma incomum já basta como inovação

Um atendimento baseado no perfil de cada um já é uma forma de fugir do comum encontrado no mercado.

A criatividade inserida no mundo corporativo

Adotar medidas criativas de ação já se torna uma eficiente forma de inovar dentro da empresa. Não é necessário investimento tecnológico para que a inovação de uma empresa seja percebida. Mudanças em atitudes, estratégias e organização provêm desse processo.

Fazer diferente do que se encontra no mercado é a solução ideal para visar uma alavancagem dentro do empreendimento. Por meio da tecnologia, o negócio poderá alcançar seu lugar ao sol.

Gostou das dicas? Deixe um comentário e conte pra gente!


bottom of page