dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

O que as formas querem dizer num logotipo?


É extremamente fundamental criar um logotipo que represente a sua marca. Afinal, seus clientes esperam uma imagem que também os represente!

Para desenvolver um logotipo ideal e de excelência, é necessário conhecer algumas técnicas que irão agregar valor a história de sua empresa. Por isso, separamos os conceitos fundamentais para a criação de um logotipo. Confira a seguir!


O que as formas do logotipo significam?


As formas do logotipo são escolhidas de acordo com a imagem que a empresa deseja passar para o mundo. Vejamos a seguir como se orientar na criação de um logotipo de sucesso:


Círculos e ovais

A ideia é passar aos clientes uma imagem positiva. O círculo sugere comunidade, relacionamentos e unidade. Os anéis sugerem estabilidade e resistência. Enquanto as curvas remetem a natureza e o sagrado feminino.


Quadrados

O quadrado sugere estabilidade e equilíbrio. Além de serem característicos em transmitir força e eficiência.


Triângulos

Geralmente, são associados ao poder, a religião, a lei e até mesmo, a ciência. Costuma ser visto como atributos masculinos, sendo muito utilizados em empresas cujo público alvo seja os homens.


Linhas

O nosso subconsciente faz diversas associações ligadas ao formato das linhas. Um bom exemplo, é que as linhas verticais costumam ser ligadas à ideia de força e agressividade. Enquanto as linhas horizontais nos remetem a tranquilidade e paz.


Qual o melhor tipo de fonte?


Outro aspecto interessante a ser analisado é que o tipo de letra do logotipo também apresenta grandes implicações.

As fontes angulares, ou mesmo as irregulares, costumam ser vistas como agressivas. Já as fontes arredondadas são bem recebidas pelo público mais juvenil.

Fontes cursivas são atrativas para empresas voltadas para o público feminino, enquanto aquelas com mais peso, escritas em Negrito, são apelativas e consideradas próprias para o público masculino.


Tipos de Logotipo


Depois de conhecer os significados das formas do logotipo, conheça os tipos de logotipo que podem ser utilizados no seu negócio.



Texto

Muitas empresas utilizam esse formato no início do negócio, ou ainda quando a ideia é ter um nome peculiar e emblemático, como é o caso da Yahoo e Google.






Iniciais

Ao invés de usar o nome completo da empresa, o logotipo representa apenas suas iniciais. É bastante útil quando o nome da empresa é muito longo e de difícil pronúncia. Esse é o caso do Canal a cabo de notícias americano - CNN - Cable News Network.







Ícone

Grandes corporações, como a Apple, utilizam de símbolos ou ícones que a tornam conhecidas mundialmente. A ideia é criar uma representação expressiva da existência da empresa, independente de onde esteja localizada no mundo.






Texto e símbolo

Costumam ser mais complexos e exigem muito mais em sua criação. Pois além de levar o nome da empresa, define sua representatividade junto à comunidade e diz muito sobre quais seus objetivos a serem alcançados perante a sociedade.






Texto dentro de um símbolo

Esse é o tipo onde o logotipo deve ser o mais compacto possível! O intuito é criar uma forma que agregue valor a empresa e destaque seu nome para ser reconhecido facilmente.





Como a marca deve se posicionar de acordo com o logotipo


Você precisa criar um logotipo que corresponda aquilo que sua marca promete ao cliente. Independente de qual seja seu setor de atuação, é imprescindível que o seu logo passe exatamente os objetivos e funções que o mercado exige de você! Lembre-se que o cliente espera receber o que está explícito a ele.

Sua marca pode provocar comoção emocional através da escolha correta do logotipo e é preciso se posicionar frente a esse efeito. Vejamos a Nike como exemplo de impacto social:



· Linhas retas

· Círculos

· Curvas

· Bordas irregulares





O nosso subconsciente tem respostas diferentes perante a cada detalhe que pode ser reconhecido nesse logotipo. Entenda que a combinação de curvas que terminam numa ponta bastante afiada do símbolo da Nike, sugere movimento!


Como criar um logotipo que represente sua marca


Anote uma pequena lista com os valores que você deseja transmitir ao seu público. É importante conhecer seu cliente e entender suas necessidades e desejos.

Use três elementos básicos para a criação:


Formas

Use as formas de acordo com seus significados.


Cores

Que atenue o aspecto da empresa, por exemplo, o verde pode representar a natureza. Enquanto o vermelho sugere uma ação.


Fonte

Escolha a fonte ideal que represente sua persona.


Pesquisadores alemães chegaram à conclusão de que o cérebro humano unifica os elementos visuais. O intuito na criação do logotipo é transmitir uma mensagem intrínseca para seus clientes, de modo que ela seja aceita rapidamente e de forma bastante natural.


E aí, o que achou do nosso texto? Foi bastante útil para você? Se quiser entender um pouco melhor essa questão da identidade visual, clique no botão abaixo e faça download agora mesmo do nosso eBook gratuitamente!



comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.