top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

O Impacto do Coronavírus no Mercado

Após o decreto da OMS, sobre a pandemia, o mundo assiste o impacto do Coronavírus no Mercado. Saiba o que fazer para minimizar o embate e estabelecer um elo de comunicação efetivo entre sua empresa e seus clientes.


O que até então, parecia ser mais um roteiro de filme, deixou o mundo em estado de alerta. Recentemente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou pandemia do coronavírus, que por sua vez, alterou negativamente o cenário da economia global.

O COVID-19, apresenta-se como sendo pior e bem maior, que epidemias anteriores. Doenças como gripe suína e SARS não causaram o impacto que o novo coronavírus, já está causando.


Além do medo instaurado na população, existe ainda a preocupação econômica, onde a China (local de origem do vírus) ainda trabalha por uma recuperação gradual.


Nesse sentido, onde investidores vendem o que julgam ser de maior risco e compram o que acreditam ser mais seguro, o dólar acaba sendo supervalorizado em relação as demais moedas.


O impacto do Coronavírus no Mercado


Decerto, o anúncio do primeiro caso de COVID-19 no Brasil, alterou ainda mais o mercado financeiro, que inegavelmente, já não estava bom. O dólar ultrapassou os cinco reais - recorde desde a adoção do Plano Real. E economistas acreditam que a situação pode ainda piorar!


Em dois dias, o "mecanismo de circuit breaker" foi acionado quatro vezes. Sendo que, a ferramenta só é 'ativada' quando operações são suspensas por quedas expressivas.

Essa paralisação já está sendo considerada a primeira crise com grande escalada de pessoas físicas em todo o mercado de ações.


Possibilidades


Na contramão do vírus, alguns especialistas enxergam oportunidades no mercado financeiro. Isso porque, uma mudança expressiva no comportamento dos investidores tem sido observada.

Investidores do mercado secundário, de venda e compra, estão movimentando a economia, o que pode ser uma luz no fim do túnel no mercado brasileiro. Vamos aguardar!


Como se comunicar com os clientes em tempos de quarentena?


Os governos se uniram e por bem, adotaram medidas de prevenção e contenção do vírus. Dentre elas, está o isolamento - onde empresas devem fechar as portas e buscar outros meios para continuar exercendo suas atividades. A fim de evitar o trânsito de funcionários e clientes nas vias públicas e privadas.


O trabalho home office nunca esteve tão presente em nossas vidas. Por isso, é essencial saber quais canais de comunicação podem ser utilizados nesse momento.


Obviamente, a internet tem sido apontada como principal solução, e por isso, focar em ferramentas online, é essencial para garantir a produtividade e manter o fluxo de caixa da empresa girando.


Medidas como:


  • Utilizar as Redes Sociais para responder clientes, tirar dúvidas, efetuar vendas e promover produtos e serviços, é uma excelente solução;

  • Realizar Chamadas de Vídeo com as equipes, unindo estratégias e otimizando processos, é outra medida eficiente a ser adotada;

  • Fechar negócios com os clientes e esclarecer questões pontuais sobre o empreendimento, via E-mail, é mais uma estratégia coerente e que realmente funciona;

  • Voltar a utilizar o bom e o velho Telefone Fixo, é uma maneira de fortalecer o elo e melhorar o relacionamento com o cliente e com os colaboradores da empresa.


Nunca foi tão importante questionar os motivos de investir no digital, afinal, nesse momento tão delicado, estamos presenciando a real importância do Marketing Digital.


Precisa de ajuda para implementar o Marketing Digital em sua empresa?

bottom of page