dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Mídias sociais: as melhores para ações de Marketing Digital



As mídias sociais são peças fundamentais para ações de Marketing Digital. Isto porque através delas você pode atingir um maior número de pessoas, do que apenas colocando um anúncio na frente da sua empresa.

Chega a ser uma comparação até surreal e injusta, pois conforme for o tamanho da cidade, ou ainda do bairro em que seu negócio está situado, qual a chance, em curto prazo, de sua marca ser conhecida por grande parte dos habitantes?

Este é um dos motivos pelos quais a maioria dos artigos de marketing escritos a respeito de canais de promoção de marca enfatiza a importância do uso das mídias sociais como a melhor ferramenta para conquistar clientes.

O que fazer antes de iniciar sua empresa nas mídias sociais?

Defina seu público-alvo

Qual o público que você sente ser o mais beneficiado pelo seu produto ou serviço? Esta pergunta é imprescindível para nortear as suas ações. Se for um público jovem, saiba o que é atrativo para esta faixa-etária, qual é a melhor linguagem para atraí-lo, o que ele busca e quais as vantagens que este público mais apreciaria no seu produto/serviço.

É importante adequar o conteúdo de acordo com estes fatores, pois é isto o que difere uma ação de marketing digital ineficiente de uma ação que consegue ótimos resultados.

Otimize suas postagens

Procure utilizar títulos atrativos, que produzam interesse e curiosidade para o leitor. Seja objetivo através de tópicos, utilize imagens igualmente atrativas que tenham relação com o assunto tratado e não ofereça todas as informações sobre o produto, de forma que para ter mais detalhes a pessoa tenha que acessar o site da sua empresa, uma landing page ou até mesmo a página do Facebook para saber mais.

Busque falar mais das vantagens do que do produto ou serviço

Outro ponto interessante na hora de montar uma postagem sobre seu produto ou serviço é falar mais sobre os benefícios, do que das características funcionais dele.

Uma coisa é dizer que oferecemos um ebook gratuito e explicar o que é um ebook e como utilizá-lo, outra bem diferente é dizer que ele traz as informações que você precisa para construir uma marca de sucesso para a sua empresa. Compreende?

Quais as melhores mídias sociais para promover sua empresa?

Facebook

O Facebook é ideal para ações de Marketing Digital, pois quando se cria uma página de empresa, ele te dá acesso a um relatório de quantas pessoas curtiram a página nos últimos dias, quantas curtidas, compartilhamentos e comentários cada postagem obteve.

Desta forma você pode observar em qual horário é melhor postar, quais assuntos foram mais bem recebidos pelas pessoas, quais geraram mais seguidores para a página.

Outro ponto indiscutível é a possibilidade de fazer um anúncio pago que por ser veiculado nos feeds de notícias dos usuários, costuma captar muito mais clientes.

Instagram

O Instagram é outro canal excelente para ações de Marketing, pois tem muitos usuários e você não precisa criar textos muito extensos, basta escolher uma imagem do seu produto ou serviço, de pessoas utilizando este produto ou a sua marca. Depois é só colocar na legenda uma frase bem atraente que desperte curiosidade.

LinkedIn

O LinkedIn é uma mídia social voltada ao perfil profissional. Utilize esta plataforma para gerar experiências, divulgar vagas de emprego, atribuir indicações profissionais, etc.

Esta é uma ferramenta que tem crescido muito, principalmente no Brasil, pois as oportunidades existentes são realmente satisfatórias. Publique conteúdos técnicos que sejam relevantes para o seu público.

Twitter

Assim como o Instagram, o Twitter utiliza hashtags, e se você não sabe do que se trata, o símbolo é este “#”. Depois do símbolo os usuários colocam palavras-chave, como por exemplo, “#omelhordomarketing” ou “#consultoriadesucesso”.

Portanto, observe quais são as mais utilizadas no nicho de atuação, pois as suas postagens aparecerão quando alguém pesquisar no Twitter uma dessas palavras-chave. As postagens são muito simples também, permitindo não mais do que 280 caracteres, então é importante ser bem objetivo e utilizar palavras de impacto.

Youtube

Esta plataforma de vídeos permite que a sua marca possa ser vista pelo mundo inteiro e dá muita credibilidade para sua empresa. Entretanto, esta mídia social deve ser explorada com muito cuidado, pois ao mesmo tempo em que pode te render muitos resultados positivos, pode também estragar todo o processo que você já conquistou. Isto porque nesta plataforma os usuários costumam avaliar, além do conteúdo, a qualidade da produção do vídeo e a forma como ele foi apresentado.

Se você vai iniciar seu negócio nas redes sociais, deixe o Youtube para quando você tiver um bom planejamento. Pense melhor no que quer mostrar nos seus vídeos, qual o ambiente que será escolhido para gravá-los e com que frequência irá postá-los.

A dica é ter pré-estabelecido o roteiro de pelo menos cinco vídeos e anunciar a postagem deles antecipadamente em outros meios sociais.

Por exemplo: Você busca estratégias para alavancar as suas vendas? Então não deixe de ver nosso próximo vídeo que estará disponível na próxima terça-feira!

Nestes anúncios você pode colocar trechos do vídeo e deixar seus clientes curiosos e ansiosos para assisti-lo.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o desenvolvimento de sua empresa. Quer saber como está a atual situação das mídias sociais do seu negócio? Solicite uma avaliação gratuita agora mesmo:



comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.