top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Marketing Digital: verdades e mitos


No universo do Marketing Digital muitas mentiras já foram disseminadas e nossa missão é revelar cada uma delas a você. Confira!


Ninguém pode negar que o Marketing Digital se tornou a bola da vez. E diante da fama, muitos rumores giram em torno das possibilidades para promover o seu negócio.

Acontece que acreditar em tudo o que se ouve, pode acabar surtindo o efeito contrário. E caso não haja uma pesquisa aprofundada, você pode prejudicar seus resultados.

Por isso, confira a seguir quais são as maiores mentiras já contadas a respeito das estratégias no Marketing Digital.


Garantir o 1º lugar no Google


Engana-se quem acredita que existem segredos para levar – facilmente - uma página ao topo do Google.

Apesar das promessas serem tentadoras, e de fato, ser preciso aplicar técnicas de otimização (SEO) para melhorar o ranqueamento do site, nada pode garantir a primeira posição de imediato!

Os algoritmos do Google são modificados constantemente e dão preferência para sites que proporcionam as melhores experiências aos usuários. Assim, a melhor estratégia para garantir o 1º lugar no Google é investir em Marketing de Conteúdo!


SEO morreu


Na verdade, as técnicas de SEO mudaram, mas não morreram! Algumas caíram em desuso e não funcionam como antigamente e é exatamente por essa razão, que você precisa estar sempre em evolução.


O email marketing morreu então, né?


Jamais! Possuir uma boa lista de email pode ser a melhor estratégia para nutrir seus Leads e explorar a oportunidade de captar novos clientes. É através dos emails que você consegue conduzir seu cliente por todas as etapas do funil de vendas.

Mas é claro né, comprar lista de emails, ou pegar lista com conhecidos pode matar essa estratégia para o seu negócio! Comece a gerar seus próprios leads e trabalhe com eles da melhor forma possível.


Redes sociais não funcionam mais


Isso pode depender da estratégia do seu negócio. Afinal, para muitos, as redes sociais nunca funcionaram! No entanto, é preciso ressaltar que as redes sociais são a vitrine do seu empreendimento e elas não podem ser deixadas de lado.

Use suas redes para se aproximar do seu público e consolidar de vez, sua marca na internet.


Quanto mais hashtags melhor


Muitos tiros de uma só vez podem acertar diversos alvos. E nem sempre (para não dizer, nunca!) isso será a melhor estratégia para sua empresa.

Dentre as verdades e mitos do Marketing Digital o uso excessivo de #hashtags está entre uma das piores!

Sendo assim, pegue leve e evite relacionar muitas #palavras #avulsas #extraordinárias às suas publicações.


Enviar emails iguais para toda a base


Os resultados não serão os mesmos, pois seus clientes não são iguais. Se o email é uma das melhores ferramentas de comunicação, ele precisa ser o elo entre você e seus clientes, porém, com uma linguagem adequada a cada um deles. Tornando-os únicos para o seu negócio!

Por tanto, segmente sua base de leads e trabalhe com eles de acordo com as suas especificidades.


Comprar listas de emails e seguidores para acelerar resultados


Se o intuito é construir uma base desqualificada, você pode até considerar essa ideia. Mas já vamos avisando que esse não é o melhor caminho.

Essa ação pode prejudicar a reputação de sua empresa e irritar seus clientes em potencial. Portanto, invista em outras estratégias que certamente, irão enriquecer sua experiência e melhorar seus resultados.


Existe um horário para fazer publicações que serve para todo mundo


Quem disse? A verdade é que você pode e deve testar os melhores horários para criar suas publicações, mas isso não quer dizer que existe uma regra para alcançar todo mundo.


Persona é o mesmo que público-alvo


Primeiro você precisa entender o conceito de cada uma delas:


Persona

É um personagem fictício, onde é retratada de maneira detalhada, as características e o comportamento de um grupo específico.


Público-alvo

Já o público-alvo é o recorte socioeconômico, comportamental e demográfico de um grupo que tem potencial para consumir seus produtos ou serviços.


Sendo assim, existem diferenças entre eles e essa afirmação é mais um mito contado no Marketing Digital.


Em caso de repercussão negativa é só apagar os comentários


Fake News! Existem recursos simples, como o print, por exemplo, que expõe a empresa nas redes sociais. Agora imagina se você decide fingir que nada aconteceu e de repente se depara com um print desses?

É melhor se retratar, pois essa ação é muito mais profissional!


Marketing de Conteúdo é assessoria de imprensa


Marketing de Conteúdo é uma solução para os problemas de seus clientes. Ou seja, é algo que você entrega gratuitamente, em troca de audiência e fortalecimento na rede.

Você pode falar positivamente das notícias sobre sua empresa, mas esse não deve ser o foco!


É recomendado ligar para todos os Leads que convertem


Esse comportamento pode desgastar sua equipe de vendas. Já que, nem todos os Leads convertidos estão preparados para a próxima etapa do funil.

A melhor coisa a se fazer é qualificar o lead antes de ir para a próxima fase.


Análises devem ser feitas somente no final da campanha


É preciso fazer análises no final da campanha! Isso é verdade (ah, ê!), mas é preciso analisar todos os processos no decorrer da campanha para evitar o desperdício de dinheiro e garantir o objetivo do seu negócio com aquela campanha específica.


Criar anúncios que levam para a página inicial do site é a melhor opção


A melhor campanha para o Marketing Digital de um negócio é direcionar o usuário para uma página que tenha um formulário de cadastro, de preferência uma Landing Page.

A ideia é capturar informações importantes que irão estreitar o relacionamento entre o cliente e sua organização e tornar esse usuário em lead.


Esse conteúdo é uma verdade ou um mito?


Viu só quanta mentira em torno do Marketing Digital? Mas agora que você já sabe o que é real e o que não é, ficou fácil aprimorar suas estratégias e alavancar o seu negócio!


Aproveite para compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais e continue acompanhando nossas publicações com outras dicas como essas :)

bottom of page