top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Inbound Marketing x Outbound Marketing



Aprenda quais as principais diferenças entre Inbound Marketing e o Outbound Marketing e descubra qual é a melhor estratégia para desempenhar em sua empresa.

Existem várias estratégias para alcançar os seus clientes, mas no marketing existem duas categorias que subdividem essas ações:

Inbound Marketing – Marketing de entrada

Outbound Marketing – Marketing de saída

Para esclarecer suas dúvidas com mais precisão e com conteúdo de relevância, vamos definir essas duas esferas. Confira!

O que é Inbound Marketing

Esse termo foi criado em 2005, mas se popularizou nos últimos 5 anos e vem somando forças no marketing, principalmente, no meio digital.

O objetivo do Inbound Marketing é atrair os consumidores, ou seja, é criar estratégias relevantes que atraia as pessoas, diferente daquelas ações que "surpreendem" ou "interrompem" as pessoas em suas atividades.

Dentro do Inbound Marketing você precisa de algumas ações básicas. Entre elas estão:

Conteúdo – que seja útil (resolva as dúvidas) e relevante (atrativo e honesto).

Identidade da Marca – que conte uma história e defina uma personalidade. Isso aumenta o engajamento e gera uma conversão positiva.

Você também precisa ousar em intervenções de marketing que podem ser dividas em:

Atrair o usuário

Através de blogs, sites, páginas em redes sociais, vídeos e eventos.

Converter o usuário em lead

Criando landing pages e formulários.

Relacionar com o lead

Nutrição de leads através de email marketing, por exemplo. CRM agregando informações e também, com automação de marketing.

Fidelizar o cliente

Estreitar os laços com informações adicionais que atraiam e fomentem os clientes a impulsionarem sua marca.

Seguindo esse conceito do marketing da permissão, você consegue transformar o seu negócio em uma máquina de atrair clientes.

5 passos para ter sucesso no Inbound Marketing

Conheça algumas dicas para obter os melhores resultados dentro do Inbound Marketing:

1 - Crie e conheça suas Personas

Quanto mais personalizada sua estratégia, melhor será o seu resultado. Criando e conhecendo seus clientes, seus conteúdos serão mais específicos e serão mais absorvidos por seus leitores.

2 - SEO

Invista em otimização de SEO para que seus conteúdos sejam facilmente encontrados. Através do tráfego orgânico, onde você é procurado pelo cliente, é a melhor maneira de converter lead e fidelizar clientes.

3 - Mídias Sociais

Facebook, Instagram, LinkedIn e outras mídias, podem gerar muito tráfego ao seu conteúdo! Pesquise sobre o comportamento do seu público, como horário em que visitam suas redes e quais conteúdos são mais atraentes para cada um deles.

4 - Landing Pages

Você pode pedir os dados de contatos dos visitantes em troca de um material rico, como um ebook ou um vídeo exclusivo. Uma boa landing page precisa de poucos elementos, que seja atrativo e focado na conversão.

5 - Email Marketing

Com uma lista de email você consegue estreitar sua relação com sua audiência e as chances das pessoas que assinam suas listas comprarem seus produtos ou serviços, é muito maior!

Entendendo o conceito de Outbound Marketing

O Outbound Marketing trabalha na contramão do Inbound Marketing.

É aquele marketing feito de maneira off-line! Seu investimento acaba sendo maior, pois requer visibilidade física, com outdoors, banners, painéis e outros.

Os comerciais de TV ou ações publicitárias do Youtube, por exemplo, também são ações de intervenção involuntárias, ou ainda, aquelas impostas, que são vistas mesmo que de maneira involuntária.

Aqueles panfletos entregues nas ruas, também são consideradas ações de Outbound Marketing. Assim como as empresas de telemarketing, que empurram o conteúdo até você.

Para obter benefícios através do Outbound Marketing você precisa:

Cruzar ações de Inbound e Outbound Marketing

Pois as mídias são diferenciadas e as chances de alcançar um número maior de pessoas, é muito maior!

Cara a cara

Através de vendedores experientes que prospectam clientes pessoalmente e aumentam a chance de conversão instantânea.

E aí, já decidiu qual a melhor estratégia de marketing para a sua empresa? Fique por dentro das novidades e não perca nenhuma de nossas publicações!


bottom of page