dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Identidade Visual: criada por profissional x criada em site rápido

A identidade visual consiste em um conjunto de elementos visuais que representam uma empresa ou um produto. Seu objetivo é transmitir ao público a missão, o propósito, os valores e a ideia de uma marca.


Ter uma identidade bem definida é fundamental para a estratégia de um negócio. Ela é uma forma de facilitar o processo de conversão e atração de clientes.

Geralmente, as identidades visuais são compostas por logotipo, slogan, ícones, cores, tipografia, nome e outras peças de divulgação. Quando ela não é bem desenvolvida, é provável que sua empresa ou produto não seja reconhecido pelas pessoas.

Continue lendo e saiba mais sobre a diferença entre uma identidade criada por profissionais e por sites rápidos.


Entenda o que é identidade visual


Ela é a construção de diversos elementos visuais e gráficos que buscam refletir quem é uma empresa, quais são seus valores e como ela vê o mundo. Basicamente, a identidade visual cria a atmosfera de um negócio como um todo.

Para que uma marca seja reconhecida no mercado de forma positiva e tenha sucesso no seu segmento, é essencial definir uma identidade e destacar suas qualidades. Afinal, uma boa identidade faz com que a empresa seja lembrada pelos clientes. Então, é bastante relevante criar algo interessante e único.

O conjunto de peças de uma identidade visual vai muito além de conteúdos impressos, por exemplo. Normalmente, inclui materiais para redes sociais, sites, cartões de visita, embalagem de produtos etc. Quanto mais elaborada e definida for a estratégia do negócio para criar sua representação, mais espaço ela ganha no dia a dia do seu público.

Atualmente, existem empreendimentos que trabalham tão bem sua identidade a ponto de serem reconhecidos apenas por suas cores. Portanto, ela é um processo muito importante para as marcas que desejam estar na mente dos consumidores e que querem criar valor. Ela também é responsável por gerar um sentimento de confiança, identificação e engajamento.


Saiba a diferença entre uma identidade visual criada por um profissional e por site rápido


É muito importante entender as diferenças entre contratar um profissional para fazer a identidade visual da sua marca e utilizar sites que criam identidades rápidas. Falamos isso porque para desenvolver uma identidade visual marcante e forte é preciso seguir alguns processos. São eles:

  • Saber quem é seu público;

  • Fazer um planejamento estratégico;

  • Ser criativo e reunir diversas ideias para a criação;

  • Criar protótipos das suas ideias;

  • Apresentar a identidade visual.

Geralmente, por conta dos custos, muitas empresas e profissionais acabam criando suas identidades sozinhas em sites rápidos. Como resultado, elas têm materiais que não representam a marca — o que não gera resultados no futuro.

Por isso, a contratação de um profissional ou de uma agência especializada em criação é fundamental. Assim, é possível evitar erros que prejudicam a organização e ter pessoas capazes de construir uma identidade apropriada e que reflita a atmosfera da sua empresa.

Após conhecer mais sobre o que é uma identidade visual e as diferenças entre contratar um profissional ou criá-la em sites rápidos, você pôde entender a relevância de contar com uma empresa que tenha experiência na área. Então, não faça sozinho! Aposte em pessoas capazes de criar uma identidade forte e que seja fundamental para a evolução do seu negócio.


Se você está precisando de uma identidade visual, que represente sua marca e seja atraente ao seu público, conte com a Roma!

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

© Roma inteligência em marketing, 2021. Política de Privacidade.