top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Cross Marketing: Como aplicar no meu negócio?

O Cross Marketing consiste em unir duas marcas, a fim de fortalecer a imagem e credibilidade de um produto em comum. Ou seja, através dela é possível promover duas empresas por meio de uma única ação.


Já pensou como seria bom, poder reduzir os custos com o marketing de sua empresa, e ainda assim, conseguir alavancar sua marca por meio de uma estratégia que realmente gera resultados?


Pois bem, é exatamente isso que o BBB 20 está fazendo. Ao utilizar o Cross Marketing, onde influenciadores digitais potencializam o alcance do programa por meio de ações internas que garantem a alta da audiência, bem como, o aumento nos resultados de seus patrocinadores nas mídias sociais.


Em linhas gerais, a iniciativa de colocar influenciadores digitais para participar do BBB 20 é só um, dos inúmeros exemplos de marcas que unem ações para promover o seu negócio. Afinal, tanto os participantes, quanto o próprio programa, viram suas marcas decolarem rapidamente - tanto na TV, quanto nas redes sociais.


Em suma, os consumidores não percebem como estão impulsionando duas marcas ao mesmo tempo, mas, ambas organizações sentem os efeitos dessa união, que por consequência, gera mais vendas e mais visibilidade para as empresas envolvidas.


O que é e como funciona o Cross Marketing?


O Cross Marketing também é chamada de "promoção cruzada", que consiste nessa 'troca' de divulgação entre duas empresas.


Além de alavancar sua autoridade e melhorar seu engajamento, as empresas conseguem aumentar sua receita sem ter que gastar muito com campanhas de marketing.


Portanto, se você tem uma clínica de massagem, por exemplo, pode criar oportunidades de Cross Marketing, por meio de negócios locais que porventura, também interessem seu público-alvo. Sendo assim, você pode procurar por empresas que são relevantes na internet, e que atraem seus clientes em potencial. Por exemplo, se sua clínica é frequentada por mulheres, procure por salões de beleza, lojas de roupas etc.


Nesse sentido, vale a pena criar uma aproximação com os proprietários dessas empresas, a fim de unirem-se em uma única ação que possa beneficiar ambos os negócios. Como resultado, os dois lados irão gastar menos e aumentarão o alcance de suas campanhas.


Como aplicar o Cross Marketing em seu Negócio?


Para aplicar o Cross Marketing em seu Negócio você vai precisar de um planejamento de marketing. A partir de um plano de ações, é possível executar campanhas de maneira estratégica e assertiva!


Exemplos de ações que geram resultados:


Cross Marketing nas mídias sociais


A princípio, podemos destacar a grande sacada do BBB 20, que usa a presença dos participantes nas redes sociais, para promover a imagem do programa (que não era uma das melhores).


Através das redes sociais, tanto sua empresa quanto seu parceiro, conseguem engajar seus conteúdos, aumentando o alcance das empresas. Contudo, é preciso conhecer a persona de ambos, dessa forma, o conteúdo publicado deverá ser benéfico para os dois negócios.


Cross Marketing com promoções compartilhadas


Nesse hiato, a ideia é segmentar consumidores, que possam 'servir' para os dois negócios.


Vocês podem investir em panfletos que oferecem promoções e descontos mútuos. Por exemplo: "Faça uma massagem e ganhe um corte de cabelo". E, "Faça uma progressiva e ganhe 20 minutos de massagem".


Ao promover a imagem de ambos, as duas empresas ganham um aumento no tráfego de clientes, bem como, conseguem fidelizar e nutrir o relacionamento com os consumidores antigos.


Cross Marketing no E-mail Marketing


Também é possível fazer Cross Marketing através do E-mail Marketing, que por sua vez, proporciona à sua empresa, a possibilidade de enviar conteúdo personalizado para pessoas que se interessam pelo seu negócio, ou que já compram de você regularmente.


É possível enviar artigos, vídeos, infográficos, banners, com dicas que beneficiam você e seu parceiro. Bem como, seu parceiro também pode fazer o mesmo com sua lista de contatos, a fim de promover os seus produtos ou serviços.


Precisa de ajuda com sua estratégia de Marketing? Fale com um de nossos consultores!

bottom of page