Branding: como construir uma marca de sucesso

dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

Branding: como construir uma marca de sucesso



Há quem associe marca com logotipo, pois num primeiro momento, parecem se tratar da mesma coisa.

Entretanto, existe muita diferença e este artigo te ajudará a repensar a marca como algo muito mais amplo e necessário para a sua empresa.

O que é marca?

No marketing, este termo é usado como definição da personalidade da sua empresa e sua identidade visual.

Personalidade porque através da marca serão passados os valores da empresa, os compromissos para com o cliente e a sociedade e o diferencial de seu produto ou serviço.

Um exemplo para tornar esta questão mais clara é a Netflix. Quando a empresa começou tratava-se de uma locadora de filmes e ganhou mais popularidade ao possibilitar que a locação pudesse ser feita através da internet.

Hoje ao vermos o logotipo da Netflix, que é bem simples, associamos a qualidade, lazer, bem-estar e diversão. Percebeu que isto se refere à marca?

Por manter um ótimo relacionamento com seus clientes e oferecer vantagens como a possibilidade de assistir aos filmes sem o uso da internet, a empresa também é associada à confiança e credibilidade.

Isto é o que a diferencia no mercado e alavanca assinaturas todos os dias, pois sua marca soa para o público como uma empresa que agrega valor e se preocupa com os clientes.

Branding, o que é e como fazer?

Branding é a construção e manutenção da marca de uma empresa. Portanto, todas as ações, desde o desenvolvimento do seu produto até a criação de um relacionamento positivo entre a empresa e o cliente, fazem parte deste processo de Branding.

Mas como construir uma marca de sucesso?

Pense na imagem que sua empresa quer passar para o público

Saiba quais são os seus valores corporativos e se não tiver nada em mente, procure alguma empresa, que seja destaque no seu nicho de atuação para se espelhar.

Deixe bem claro quais são as vantagens oferecidas por seu produto ou serviço e crie um nome fantasia e um logotipo adequados ao seu negócio.

Portanto, tente ir além dos clichês “Loja de móveis Dois Irmãos, “Padaria Pão Nosso”.

Seja único no maior número de detalhes possíveis

Se você deseja que sua marca se destaque, seja criativo e busque ser diferente das demais.

A rede de fast-food, Burguer King é diferenciada das demais por oferecer refrigerante à vontade enquanto os clientes estiverem consumindo o seu lanche, como também por oferecer combos mais atrativos.

A Coca-Cola por exemplo, é diferenciada até em sua embalagem, com garrafas de design próprio.

Desta forma, quando criar o seu produto, garanta que ele seja único de algum jeito, seja nas cores, na embalagem, no sabor, na forma como você vende o produto ou mesmo se diferencie por ter um ótimo atendimento.

Agregue valor ao seu cliente

Não ofereça os menores preços, ofereça qualidade. Além de oferecer bons produtos ou serviços, disponibilize algum material de forma gratuita, como amostras ou testes de uso.

Crie canais de atendimento que melhore a comunicação com o seu cliente, deixe que ele faça sugestões e ofereça sempre um ótimo atendimento.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você!

Para te auxiliar na criação do seu logotipo, criamos um eBook disponível para download em nosso site, totalmente gratuito, com dicas incríveis para criar uma identidade visual de sucesso para o seu negócio. Confira!



comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.