top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

Afinal de contas, o que representa uma identidade visual de sucesso?



A Identidade Visual (IV) é um conjunto de elementos formais que representa de maneira visual e sistematizada, um nome, uma ideia, um produto, um serviço, ou uma empresa. Este sistema deve levar em consideração o logotipo como a ideia central de todo o processo criativo.

 

Por que eu preciso de uma Identidade Visual bem desenvolvida?

Essa pergunta é responsável pelo sucesso de grandes marcas que bem sabem sua verdadeira importância. Quando perguntamos, o que a marca Coca Cola representa para você, apostamos que a resposta irá muito além de ser uma simples bebida. A maioria das pessoas lembram da palavra felicidade ligada à essa marca. Lembram de experiências vividas, em que esta marca estava presente. No entanto, a construção de uma identidade visual proporciona um sucesso enorme para essa marca, que vem evoluindo de acordo com a evolução do mercado. Vocês podem perceber a preocupação da empresa com o desenvolvimento da marca desde o início de suas atividades.


A marca começou a utilizar seu logotipo atual, já no início do século XX. Não podemos considerá-la como uma empresa que surgiu do nada, e do nada acabou dando certo.

Como sabemos que a Identidade Visual criada dará certo?

Essa é uma questão complicada. Depende diretamente da reação do mercado, e apenas o mercado consegue provar o sucesso da marca. O que a maioria dos empreendedores não sabem, é que o processo de criação da Identidade Visual faz parte do planejamento de marketing da empresa. Para se construir uma marca de sucesso, você precisa estabelecer alguns pontos:

Conhecer o mercado em que está inserido

Saber mais sobre a cultura local; como as pessoas vivem; seu modo de agir; suas especificidades.

Conhecer as características do negócio

Entender o segmento do seu negócio; escolher as cores específicas; verificar os detalhes do negócio.

Saber o que seus clientes esperam de você

Saber qual será a reação dos clientes ao enxergarem sua marca; você precisa se colocar na condição de cliente; você como cliente entende o que a marca significa? O que quer dizer o logotipo? O que quer dizer as cores utilizadas?

Não basta você achar que o nome e o logotipo da sua empresa são "bonitinhos". O logotipo, assim como todo o visual da empresa, devem ser diretos e de fácil entendimento por parte do mercado.

Quer saber mais sobre o processo de criação de uma Identidade Visual de sucesso?

Entre em contato com a Roma! Temos as melhores opções para a sua ideia.


bottom of page