A importância do Dia dos Namorados para os negócios

dicas de marketing e negócios

  • Bruno da Roma

A importância do Dia dos Namorados para os negócios


O Dia dos Namorados é uma data de grande impacto comercial. Em 2016 a estimativa de faturamento só para o comércio eletrônico foi de pelo menos 16% a mais, com uma média de R$410,00 para cada compra. Desde então, vivemos uma onda crescente nesse quesito.


O mercado já entendeu que existe um padrão que permeia as datas comemorativas: compras de última hora. E no Dia dos Namoradas isso não é diferente! Na verdade, a maioria das pessoas já esperam comprar seus presentes nas últimas horas que antecedem o dia.

Em função disso, entender a importância de oferecer opções que sejam assertivas para esse tipo de compra, pode ser o fator fundamental para aumentar os lucros em datas festivas.


Sazonalidade do mercado


A sazonalidade do mercado pode impactar positivamente ou negativamente muitos negócios. Isso porque, ela se refere a tudo aquilo que é temporário.

Como o mercado oferece grande demanda, muitos produtos ou serviços estão sujeitos a sofrer com a sazonalidade ao longo do ano.

E existem muitos fatores que contribuem para isso, como por exemplo, as grandes crises econômicas, troca de estação, ou mesmo, as datas comemorativas.

Como nem tudo é previsível, é necessário se preparar para lidar com as flutuações do mercado, evitando danos em seu faturamento.

Anote aí algumas dicas que vão te ajudar a minimizar os efeitos:


Planejamento para datas previsíveis

Você sabe que quando a estação do ano muda, ou é véspera de alguma data comemorativa, determinados produtos e serviços possuem demanda maior, que outros. Nesses casos, prepare seu estoque ou ofereça serviços, com base nas vendas de anos anteriores. De preferência, faça esse planejamento sempre no início de cada ano.


Invista em marketing

O investimento em marketing pode identificar os momentos de pico e declínio de vendas. Para o mês em que ocorrerá uma sazonalidade positiva, tenha uma campanha publicitária efetiva que garanta uma boa rentabilidade.


Aumente o mix de produtos e serviços

Essa etapa é muito importante, pois oferecer maior variedade pode assegurar vendas e atrair novos clientes.


Tenha um bom relacionamento com o cliente

Muita gente já entendeu que esse é o segredo do sucesso. Para nutrir leads e conservar clientes antigos, é preciso atuar com ações que aproximem o consumidor da sua marca.


Faça uma reserva de caixa

Nunca é demais poupar um dinheiro para períodos emergenciais. Isso pode salvar aqueles meses de baixa e garantir o pagamento de funcionários e fornecedores.


Mercado x Datas comemorativas


São as datas comemorativas que indicam o comportamento dos consumidores, e diante disso, empreendedores precisam se atentar ao aquecimento do mercado se quiserem garantir seu “pedaço de pão”.

No Brasil, existem pelo menos 05 datas comemorativas que realmente impulsionam o mercado:

  1. Natal

  2. Dia das Mães

  3. Dia dos Namorados

  4. Dia dos Pais

  5. Dia das Crianças

Perceba que na véspera de Natal, você mal consegue caminhar pelos corredores de shoppings e hipermercados. Assim como, fica quase impossível entrar em alguma loja, sem receber um esbarrão.

Em resumo, apenas nessa data podemos ver empregos sendo gerados, lojistas dobrando o faturamento e liquidando antigas dívidas, e por fim, o mercado fica agitado e muita gente fica feliz!

Tirando o Natal, que realmente é uma data que difere das demais, pois modifica todo o cenário comercial - garantindo praticamente 100% de acréscimo em todas as vertentes do mercado - as demais datas, asseguram um crescimento variável, entre 30 a 60% se comparado com o mês anterior.

Apesar da importância dessas 5 datas comemorativas, não podemos esquecer daquelas que também tem seu papel fundamental em determinados nichos de atuação, como por exemplo, a Páscoa – que geralmente, é responsável por mais de 50 mil contratações temporárias em todo o país.


Ações de marketing que deram certo


Especificamente dentro das campanhas para o Dia dos Namorados, temos bons exemplos de ações de marketing que deram certo. Como por exemplo:


Campanha da Close-Up

Uma das campanhas que marcaram a data, foi a da empresa de creme dental Close-Up, que criou uma plataforma para os namorados dedicarem canções, em forma de homenagem para seu parceiro(a).

Bastava logar pelo Facebook, marcar um local que lembrava a pessoa amada e linkar com alguma música do Spotify.

Perceba que para isso acontecer, outras duas grandes empresas estiverem presentes: Facebook e Spotify – isso que é campanha de Marketing, hein?


Campanha da Uber

A gigante no mundo dos aplicativos de transporte, criou a campanha Serenata, que por sua vez, ofereceu aos passageiros R$10,00 em viagens limitadas, com direito a espumante, balões, e até rosas. Tudo isso pensando no conforto dos usuários apaixonados, e na grana que a Uber ganharia com tantas corridas românticas! E funcionou, viu?!


Campanha da Boticário

A empresa Boticário também fez parceria com o Spotify e os namorados podiam publicar suas playlist´s personalizadas. O diferencial dessa campanha, é que os usuários podiam criar as músicas com base no nome dos amados, personalizando a melodia com até 3 estilos diferentes.


Campanha da Submarino

Já a empresa Submarino resolveu sugerir presentes de acordo com os signos de cada usuário. Chamada de Submarino Astral, a campanha lançou o seguinte slogan: “o melhor presente está escrito nas estrelas”, onde a partir daí, surgiam opções de compras - relacionadas ao ‘gosto de cada signo’.


Campanha da Gol

A Gol criou a campanha Unir é nosso destino, e ficou famosa por mostrar vídeos com histórias reais de namorados que superaram a distância e tiveram sorte no amor.


Quais ações você pode usar em seu negócio?


Mas então, quais as ações de marketing para o dia dos namorados você pode usar em seu negócio?

A seguir, separamos uma lista com sugestões:


  • Entrega agendada – Seu cliente escolhe a melhor data e horário para receber as encomendas.

  • Entrega via motoboy – O cliente sempre está disposto a pagar um frete mais caro, para ter seu produto com rapidez. Invista nessa ideia!

  • Ship from store – Nesse caso, você faz o envio diretamente da sua loja física. Dessa forma, ganha tempo, reduz custos com logística e mão de obra.

  • Click and collect – O cliente paga pelo produto através da internet, mas retira o produto na loja física. Se você não tiver loja física, que tal locar um ambiente terceirizado para essa época do ano?


Com essas dicas rápida, porém muito eficientes você é capaz de fidelizar clientes, aumentar sua cartela de leads, e ainda garantir seu faturamento!


Comenta aqui o que você tem feito para minimizar os impactos da sazonalidade e como tem sido sua experiência em datas comemorativas. Aproveite para compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais!

comece a crescer agora mesmo com a roma

fale com um de nossos consultores

  • whats
  • linkedin
  • facebook
  • insta

Menu

Serviços

Contato

Endereço

Rua Rio Grande do Sul, 425

Sala 06 - Centro

Poços de Caldas, MG

© Roma inteligência em marketing, 2020.