dicas de marketing e negócios

materiais.png
  • Bruno da Roma

7 dicas de como gerenciar uma equipe online

Quer saber como gerenciar uma equipe online que gere resultados? Esse é um desafio que muitos profissionais enfrentam devido à pandemia da Covid-19.


O trabalho home office foi a solução que muitos negócios encontraram para respeitar o isolamento social e manter a empresa funcionando. Sendo assim, muitos gestores têm conseguido liderar os seus colaboradores por meio da internet.

Ainda, muitos empresários dispensaram o serviço presencial e investiram 100% no trabalho remoto. Essa mudança, além de reduzir custos para a organização, permite que profissionais de diversos lugares trabalhem na empresa.

No entanto, gerenciar uma equipe online nem sempre é uma tarefa fácil, pois exige tempo de adaptação e organização. Então, para ajudar você, separamos 7 dicas para gerenciar uma equipe online com eficiência. Acompanhe!


Dicas de como gerenciar uma equipe online


A pandemia do coronavírus impulsionou a transformação digital em diversas empresas, que foram obrigadas a aderir algumas de suas práticas, como o trabalho home office. Diante disso, a gestão online se torna uma necessidade para os negócios, já que seu objetivo é manter uma boa comunicação com os funcionários e a qualidade do serviço prestado.

Então, confira as dicas a seguir para evitar problemas nesse processo e facilitar o gerenciamento!


1. Tenha um planejamento semanal


Organizar as tarefas com os seus colaboradores é essencial para manter a equipe alinhada com tudo que deve ser feito. No entanto, dificilmente será possível usar o planejamento que estava em andamento antes da pandemia. É interessante reformulá-lo e adequá-lo ao trabalho home office. Afinal, a maneira de trabalho mudou, bem como as necessidades dos clientes, o cenário econômico e entre outros aspectos.

Uma dica para facilitar o planejamento é contar com ferramentas de gerenciamento. Além disso, faça anotações durante as reuniões para ter cada detalhe e compartilhá-los com os seus colaboradores. Dessa forma, seu time sabe quais são as especificidades de cada tarefa e o trabalho flui melhor.

Ainda, evite reuniões extensas, pois podem ser cansativas. É importante que elas sejam claras e diretas para que os funcionários se organizem. Portanto, estabeleça novas metas, objetivos, prioridades e novos prazos. Com um bom planejamento é possível gerenciar uma equipe online com eficiência e segurança.


2. Estabeleça uma rotina de trabalho para seu time


No princípio, é comum que os colaboradores não se adaptem ao trabalho remoto. Por isso, é responsabilidade do gestor auxiliá-los nesse processo. Afinal, não há como gerenciar uma equipe online se os funcionários não tiverem uma rotina de trabalho definida.

Sabendo disso, estabeleça horários para início e término das tarefas e defina metas. Combine reuniões mensais ou semanais por videoconferência e ofereça equipamentos que otimizem o trabalho do colaborador em casa.

Você também pode pedir para improvisarem um escritório em suas casas de modo que se sintam em um ambiente de trabalho. Assim, o funcionário terá uma rotina bem definida e com fluxos mais organizados, sem comprometer as entregas.


3. Melhore a comunicação com seus colaboradores


A comunicação é um dos pontos mais importantes na hora de gerenciar uma equipe online. Geralmente, no trabalho home office podem existir muitas falhas de comunicação que geram ruídos e prejudicam os resultados dos colaboradores. Por isso, invista em melhorias nesse ponto com o seu time.

Para isso, seja mais detalhista nas orientações das tarefas, adote canais para esclarecer dúvidas e facilite o acesso dos funcionários sobre os resultados e o fluxo de trabalho. Ainda, incentive a troca de informações e conhecimentos entre a equipe.

Também informe a eles como e quando podem se comunicar com os gestores ou chefes durante a jornada de trabalho. Isso é importante, já que eles não poderão visitar o seu escritório para receber feedbacks ou fazer perguntas.

A partir dessas ações, é possível criar uma relação com os colaboradores e ter uma comunicação mais eficiente, evitando problemas e ruídos entre os times.


4. Use indicadores de desempenho para gerenciar uma equipe online


As métricas de desempenho (KPI’s) ajudam a identificar quais alterações precisam ser feitas no fluxo de trabalho dos colaboradores e na estratégia da empresa. Essa tática é essencial para evitar danos à produtividade da equipe.

Portanto, na hora de gerenciar uma equipe online, utilize indicadores para acompanhar o desempenho de cada indivíduo e tenha em mente que essas ferramentas têm um papel muito importante para o futuro da empresa.


5. Escute o seu time


O ato de ouvir os seus colaboradores é uma técnica que motiva a equipe. Para isso, escute tudo que seu time tem a dizer sobre os clientes, os projetos, o planejamento de trabalho, os seus colegas e entre outros detalhes.

Essa atenção permite que o gestor entenda as necessidades dos funcionários e aplique ações que melhorem alguns pontos na empresa. Normalmente, quando as opiniões e sugestões dos funcionários são ouvidas e atendidas, eles se sentem reconhecidos, o que motiva ainda mais o seu trabalho.


6. Utilize ferramentas de gestão à distância


A tecnologia é uma grande aliada das organizações e, principalmente, do trabalho remoto. Hoje, com algumas ferramentas existentes no mercado, você consegue administrar os colaboradores, integrar a equipe, melhorar a eficiência do serviço, acompanhar o desempenho do time e facilitar a comunicação. Conheça algumas plataformas úteis nesse momento:

  • Google Drive;

  • Dropbox;

  • Slack;

  • WeTransfer;

  • Quire;

  • Trello;

  • Hangouts.

Com elas, é possível gerenciar uma equipe online, compartilhar atividades, enviar relatórios e organizar o trabalho home office.


7. Ofereça treinamentos profissionais


Muitos cursos, webinários e treinamentos estão disponíveis de maneira online. Sabendo disso, vale a pena investir nesse ponto. Afinal, conhecimento teórico e prático é uma forma de aperfeiçoar o serviço da sua equipe, além de acrescentar informações relevantes para a carreira profissional de cada membro. Assim, você incentiva os funcionários e garante trabalhadores mais engajados com o seu negócio.

Agora que você conhece algumas dicas para gerenciar uma equipe online, aplique-as a fim de evitar que os resultados do seu negócio sejam afetados. Com elas, você ainda melhora a produtividade dos colaboradores e garante clientes satisfeitos.


Este conteúdo foi útil? Quer acompanhar mais informações como essa? Siga a Roma nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.