top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

3 tendências de marketing digital para 2019


Para garantir a ascensão nos negócios e acompanhar de maneira eficiente e competitiva o mercado, é necessário estar ciente sobre os principais mecanismos de interação com o seu cliente.

Nesse artigo, separamos 3 tendências de Marketing Digital para 2019, a fim de facilitar a criação de novas estratégias digitais que poderão ser utilizadas para consolidar sua marca. Confira!

Chatbots

Toda vez que você entrar em um site e se deparar com um chat aberto, que interage e promove soluções de prontidão, saiba que se trata de um Chatbot.

“O Chatbot é um programa automatizado, que simula uma conversa humana.”

Através dele, é possível criar diálogos e avançar nas tomadas de decisões. Temos um exemplo clássico de Chatbot quando falamos com a Siri, da Apple. Através dela você é capaz de resolver questões corriqueiras e acionar botões e ações pré-definidas por ela. Contudo, não é possível “ensinar” algo a ela.

Isso significa, que a Siri é um chatbot que foi programado para fazer o que faz, e não mais que isso!

Muitas empresas estão utilizando Chatbots com uma forte tecnologia, a AI (Inteligência Artificial).

Isso garante que mesmo que você pergunte ou responda ao Chatbot de uma forma para qual ele não tenha sido programado, o programa seja capaz de te dar respostas plausíveis e que de fato solucionem seu problema.

Mas isso só é possível, porque as respostas e perguntas do Chatbot são organizadas em um fluxograma através de ferramentas que facilitam a interação entre máquina e usuário.

Com um Chatbot bem formulado você consegue aumentar suas vendas, captar informações para entender os estágios do funil em que cada Lead está e ainda, reter novos dados, com o intuito de aprimorar o atendimento ao usuário.

Você pode escolher diversos canais para ter um Chatbot, como uma página no Facebook ou mesmo em seu site corporativo. Dessa forma passa a ter inúmeras vantagens para o seu negócio, como a automação de dados e processos, além da disponibilidade permanente na rede.

Vídeos

Atualmente estamos imersos em uma sociedade que interage ativamente por meio das redes sociais.

E essa é uma afirmativa que pode ser elucidada em sites e aplicativos como:

  • Facebook

  • Instagram

  • Youtube

As transmissões ao vivo, também chamadas de lives, estão se tornando grandes aliadas do marketing digital, e para 2019 a expectativa é que haja um aumento significativo na interação entre empresas e clientes, por meio desse canal.

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Livestream, junto com a New York Magazine, mais de 70% das empresas que usam Live em seus negócios tiveram um ROI (retorno sobre o investimento) mais positivo, do que as que não usam.

Então, não tem como deixar os vídeos de fora da nossa lista com as 3 tendências de marketing digital para 2019.

Influenciadores

Estamos na Era dos influenciadores digitais. Isso significa que para 2019 muitas empresas irão colocar seus produtos nas mãos de pessoas influentes.

O Marketing de Influenciadores está em uma crescente, e firmar parcerias com pessoas que possuem uma forte presença nas redes pode ser uma jogada de mestre para quem deseja alavancar seus negócios.

Para considerar um Influenciador Digital para o seu negócio, você pode avaliar se sua marca se encaixa com a cultura representada pela pessoa em seus canais de comunicação.

Ainda é preciso conhecer seu potencial de influência nas redes sociais, como:

  • Instagram

  • Facebook

  • Twitter

O número de seguidores e curtidas nas redes sociais, costuma ser um bom termômetro para decidir qual influenciador contratar. Mas não pode ser uma regra, pois os seguidores comprados estão em alta e podem não interagir necessariamente com o perfil.

Em 2017 uma pesquisa feita pela Linqia mostrou que cerca de 90% dos profissionais que usaram o Marketing de Influenciadores tiveram uma experiência positiva e voltariam a divulgar seus produtos dessa forma.

Empreendedores precisam estar atentos às transformações do mercado e o Marketing Digital está em constante evolução.

Para garantir sucesso e visibilidade de marca, a grande aposta fica por conta da gestão de relacionamento com o cliente, que deve ser tratada como aspecto fundamental em qualquer processo operacional.

Gostou do nosso conteúdo? Caso tenha alguma dúvida, mande uma mensagem para nós! Além das 3 tendências de marketing digital para 2019, quer conhecer 30 possibilidades de alavancar o seu engajamento nas mídias sociais? Clique no botão abaixo e baixe agora mesmo nosso eBook!


bottom of page