top of page
  • Foto do escritor Bruno da Roma

18 dicas para alavancar o seu negócio em 2018



Se há algo que muitos donos de empresa fazem errado é o ato de ficar esperando que seu negócio venda por si só, que não é preciso se arriscar e apostar em novidades. Por mais que seguir uma ideia seja interessante, é preciso estar o tempo todo inovando e se arriscando, investindo em novidades.

Então, se você deseja que seu negócio se torne ainda mais conhecido – e com isso consiga aumentar ainda mais as suas vendas – conheça agora algumas dicas que você poderá utilizar para alavancar o seu negócio no próximo ano:

1 – Otimize seu site

Pense que o site de uma empresa serve muito mais do que para contar quem é você e vender seu produto/serviço. Você precisa ser encontrado e, portanto, precisa investir em SEO e no marketing de conteúdo. O inbound marketing, hoje, vende muito mais que o ato de simplesmente bater na tecla do “compre comigo”.

2 – Tenha uma lista de prioridades

Procure se organizar de forma a definir as tarefas a serem feitas das mais urgentes às menos importantes. Dessa forma você cria prioridades e sabe no que precisa focar primeiro. Muitas vezes pequenas tarefas simples resolvem sozinhas quando as mais urgentes são solucionadas.

3 – Faça ações em datas comemorativas

Quais datas comemorativas podem ser utilizadas em seu negócio? Descubra com quais a sua empresa se identifica e passe a fazer ações nessas datas. Promoções, divulgação, algo especial para o dia. Isso ajuda você a se tornar mais conhecido.

4 – Trace metas

Aproveite o começo do ano para entender qual é o cenário em que sua empresa se encontra. A partir disso, determine onde quer chegar e trace metas – realistas – para alcançar seus objetivos.

5 – Aposte nas redes sociais

Pense que praticamente todas as pessoas possuem um perfil em alguma rede social, o que significa dizer que para alcançá-las você precisa estar lá também. Faça campanhas e invista em anúncios nas redes sociais.

6 – Perca o medo de inovar

Não vale a pena investir em algo que não está mais dando certo. Além disso, o mundo moderno em que vivemos exige que você esteja o tempo todo inovando. Faça reuniões mensais ou trimestrais e permita-se conhecer novas ideias.

7 – Trabalhe na fidelização de clientes

Pare de investir apenas na busca por novos clientes e se foque naqueles que já lhe conhecem e já compram de sua empresa. Ofereça brindes, descontos e mostre que você ainda se importa com eles.

8 – Invista na capacitação profissional

Deixe de lado a ideia de que seus funcionários já sabem de tudo. Invista na capacitação e ofereça cursos e treinamentos que podem ajudá-los a desenvolver ainda mais suas habilidades.

9 – Observe seus concorrentes

Procure sempre monitorar o mercado em que seu negócio está inserido e conhecer mais sobre o que seus concorrentes vêm fazendo. Isso irá ajudá-lo a entender quais são suas forças, fraquezas e também oportunidades e ameaças do mercado.

10 – Invista no email marketing

O e-mail marketing é outra estratégia que vem ganhando espaço. No entanto, não compre listas com dados de email e foque em quem se torna um lead da sua empresa. Ofereça ações nas quais seus clientes em potencial precisem deixar seus dados e envie e-mail marketing com assuntos que lhes interessem.

11 – Seja um líder, não um chefe

Apoie sua equipe e mostre que está sempre presente. Invista no trabalho de todos e não apenas atue como um chefe. Conheça seus funcionários e ajude-os a desenvolver suas habilidades de forma que todos saiam ganhando.

12 – Determine prazos

Quando determinar objetivos e metas a serem atingidos, determine também prazos nos quais isso deve ser cumprido. Cuide para trabalhar com prazos realistas e faça o possível para cumpri-los.

13 – Mantenha seus funcionários motivados

Se algo está errado dentro da empresa é difícil que as coisas funcionem fora dali. Invista na motivação de seus funcionários e tente entender o que os deixa felizes e o que os desmotiva no ambiente de trabalho.

14 – Invista na parte visual

Verifique se sua marca transmite o que você deseja e cuide para que tudo esteja padronizado. Site, produtos, embalagens e tudo que está ligado a empresa devem seguir um padrão. Aposte também em algo que seja a sua cara e que faça com que seu cliente se identifique com a marca.

15 – Trabalhe o seu networking

Procure sempre aumentar sua rede de contatos. Vá a palestras, convenções e faça cursos nos quais poderá ter contato com outras pessoas que podem vir a lhe ajudar.

16 – Trabalhe com a convergência de estratégias

Na internet é interessante fazer com que você sempre possa ser encontrado, seja pelas redes sociais ou pelo seu site. Agora você também pode fazer com que todas as estratégias estejam convergindo e trabalhando em conjunto. Estratégias online e offline, por exemplo, podem ser complementares.

17 – Invista em um bom atendimento

Como você já leu anteriormente, fidelizar clientes é tão importante quando conquistar novos. Sendo assim invista em um bom atendimento. Você tem mais chances de ser lembrado, de conquistar novos clientes e de fidelizá-los.

18 – Explore pontos fortes e trabalhe nos fracos

Conheça quais são os pontos fortes e fracos de seu negócio. Explore ao máximo aqueles que fazem sua empresa se diferenciar e se destacar e procure trabalhar seus pontos fracos e ver no que é preciso melhorar.



bottom of page